1 – Monte os pneus novos na traseira: Parece contra-natura, pois os dianteiros são os que se desgasta mais. Mas é precisamente por ficarem nas rodas traseiras que os pneus garantem alguns milhares de vida útil quando os trocar de eixo. E por falar nisso…
2 – Quando os pneus dianteiros estiverm desgastados, pode montar os pneus traseiros antigos no eixo dianteiro. Estes estão menos gastos, já que a maior parte do desgaste é feito pela força do motor nas rodas dianteiras e pelas mudanças de direção. Os pneus traseiros ainda estão bons para serem usados à frente.
3 – Do lado do pneu, está indicada a medida de pressão de ar ideal. Mantenha sempre os pneus cheios à pressão ideal, pois com pressão a menos ele desgasta-se mais depressa por ter mais contacto com a estrada, e com pressão a mais corre um risco maior de ter um furo.
4 – Mantenha a direção bem alinhada. O piso dos pneus deve estar paralelo ao asfalto e, com a direção desalinhada, o desgaste do pneu deixa de ser uniforme, o que pode ser perigoso em situações de emergência.
5 – Não deixe o pneu ficar careca. O pneu deve funcionar em todas as situações de aderência, tanto em asfalto como em terra, com piso seco ou com piso molhado. Quando o pneu fica careca, não tem sulcos para redirecionar a água e o carro pode entrar em aquaplaning e despistar-se.