1 – Acelere e desacelere gradualmente
A suavidade nas aceleração e desaceleração é a melhor forma dos pneus do seu carro não perderem motricidade e aderência. Deve manter uma aceleração contínua sempre que possível e não retirar bruscamente o pé do acelerador ou travar abruptamente. Calcule a desaceleração com longa distância de forma o carro abrandar naturalmente e poder retomar a marcha sem ter de parar num semáforo ou engarrafamento
2 – Conduza a uma velocidade razoável
Não precisa de ir a 10 km/h com neve ou gelo, mas deve adequar a velocidade ao nível de aderência do piso. Não se esqueça se estiver muito escorregadio ou tiver gelo ou neve não vai conseguir reduzir a velocidade com a mesma rapidez que acontece em piso seco.
3 – Dê bastante mais espaço aos outros condutoresA distância para os veículos da frente deve triplicar em relação ao normal, isto porque terá no mínimo três vezes menos tempo para imobilizar o seu veículo antes de embater no carro da frente, caso este esteja parado. Os choques em cadeia são frequentes em estradas com gelo e neve precisamente porque a maior parte dos condutores não avalia bem a distância de imobilização necessária. Deve sinalizar com os quatro piscas uma imobilização súbita para permitir que o condutor que segue atrás de si reaja atempamente.
4 – Não mude de faixa a não ser quando é obrigado
A suavidade é a regra de ouro na condução de inverno. Oscilações bruscas de velocidade ou golpes súbitos de volante podem resultar na perda de controlo do carro. A mudança de faixa deve ser feita e sinalizada com antecipação e de forma bastante denunciada para alertar os outros condutores das suas intenções.
5 – Não trave e curve ao mesmo tempo
6 – Acelere antes e não durante as subidas
As subidas com gelo ou neve podem ser momentos bastante enervantes, sobretudo se tiver de parar e reiniciar a marcha. Idealmente deve tomar o balanço suficiente para embalar antes de uma inclinação, mantendo uma aceleração suave e constante. Se tiver de parar numa inclinação ou rampa com gelo, deve iniciar a marcha com ponto de embraiagem e travão de mão, mas de forma muito suave e progressiva. Qualquer aceleração excessiva resultará em derrapagem.
7 – Se o carro derrapar não entre em pânico
As derrapagens são frequentes e aflitivas para condutores inexperientes. A única coisa a fazer é manter a calma e não travar ou acelerar à bruta. Tente recuperar a trajetória pretendida com movimentos suaves de volante e acelere apenas quando estiver alinhado com a trajetória que pretende tomar. Em placas de gelo deixe o carro deslizar e não faça movimentos com o volante, acelere só se necessário para recuperar tração e sempre com suavidade.
As mudanças mais altas são indicadas até para arrancar (deve arrancar em segunda), para não ter o motor em regimes demasiado altos e sobretudo para não passar demasiada força e potência às rodas
9 – Prepare-se antes da viagem
Se vai viajar no inverno leve o tanque do seu carro cheio, a bateria do telemóvel carregada, mantas e agasalhos no porta-bagagens, verifique os líquidos do seu carro e a pressão dos pneus adequada ao inverno. Se circular habitualmente em estradas com temperaturas abaixo dos 7º, deve optar por pneus de inverno e por levar correntes para a neve. Nalguns casos (neve) e seguindo recomendações do fabricante pode retirar um pouco de pressão aos pneus para a superfície de contacto ser maior.
10 – Ser visto é tão importante como ver
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.