Especialistas garantem poupança média de 16,9% para quem opta por comprar automóvel novo pela Internet.

Os grandes construtores estão a mudar o paradigma no que diz respeito ao seu modelo de negócio, com o corte significativo do número de lojas físicas e aumentando o investimento nas plataformas de vendas ‘online’.

Ao mesmo tempo, estudos elaborados por empresas especializadas no setor apontam que o número de clientes que se deslocam aos concessionários para comprar automóvel novo diminuiu em cerca de 70%, em pouco mais de uma década.

Os dados mais recentes da espanhola Faconauto, a associação que representa os profissionais do setor da distribuição no país vizinho, são de 2018, ano em que se registou uma média de sete visitas diárias aos expositores das marcas. À medida que dispara a taxa de utilização das ferramentas digitais ao dispor do potencial cliente, com indiscutíveis vantagens para quem compra.

Tempo é dinheiro

O primeiro grande trunfo do tipo de plataforma online, que permite uma ou várias visitas virtuais em questão de minutos, é o tempo que não se gasta em deslocações. Mas há mais: um estudo recente da Carwow, plataforma de venda de veículos na Internet, revela que a poupança na compra de veículo novo ‘online’ é de 16,9%, graças às ofertas exclusivas para as plataformas digitais, com um custo médio de aquisição de 22.548 euros.

A mesma entidade refere que, em média, um cliente prolonga por 32,9 dias a decisão de compra, acabando por fechar negócio com um concessionário situado a cerca de 30 quilómetros de sua casa. Os adeptos destes serviços digitais são maioritariamente homens (35% são mulheres), com idades entre os 35 e 54 anos. E apenas 2% dos compradores ‘online’ têm entre 18 e 24 anos.

Financiamento e renting em maioria

Finalizado o negócio, 26% dos clientes avançam para o pagamento a pronto, enquanto a grande maioria está interessada em soluções de financiamento ou renting. O smartphone é o dispositivo utilizado por 73% das pessoas que procuram carro novo; 20% fazem as suas pesquisas no computador de casa ou da empresa. E de acordo com os mesmos especialistas, seis em cada dez utilizadores esclarece todas as suas dúvidas online junto de um assistente da marca, antes de dirigir-se à loja física.