Ajustar bem os espelhos retrovisores do é algo necessário para se poder fazer manobras perigosas com alguma segurança. Em ultrapassagens, especialmente em auto-estradas, os espelhos são importantes para verificar se a faixa da esquerda está livre. Existem, no entanto, soluções para mitigar este problema, algumas mais evoluídas tecnologicamente, outras mais tradicionais.

1) Aqui, vamos falar das tradicionais, começando pelo espelho retrovisor mais importante para as ultrapassagens, o esquerdo. A melhor maneira de o ajustar é encostar a testa ao vidro e ajustar o espelho até o lado do seu carro desaparecer do seu campo de visão. Em condução, não precisa de ver o seu carro, mas os dos outros. Deve reajustar o espelho para manobras de estacionamento.

2) Para o espelho direito, estique-se até ficar com a cabeça por cima da consola central e ajuste o espelho, novamente até o carro desaparecer da imagem. Tenha em atenção que este ajuste é mais fácil de fazer num carro com retrovisores elétricos do que com manuais. Neste último caso, recomenda-se ter um amigo para ajudar na operação.

3) Quanto ao retrovisor interior, deve ser ajustado cada vez que se senta no carro, e sempre levando em conta a sua posição natural de condução. Não tente procurar um ponto perfeito, e como pode sempre sentar-se de maneira diferente, é boa ideia ajustar este espelho sempre que entra no carro, de modo a que os seus olhos lhe permitam ver a maior área possível do vidro traseiro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.