Carro preparado para enfrentar o inverno em 10 passos

10/11/2021

Dias mais ‘curtos’, com menos luz, temperaturas baixas e muita chuva: o carro deve estar apto enfrentar a época mais agressiva para alguns componentes mecânicos.

 

O automóvel também vai sofrer com os rigores do inverno que se avizinha. Por isso, os últimos dias de céu limpo e tempo seco são perfeitos para dedicar alguns minutos à verificação atenta do estado dos componentes mais expostos do veículo, sem descurar a mecânicas e todos os sistemas que a fazem funcionar.

10 conselhos práticos

Luzes, ação! Verificar o bom funcionamento dos sistemas de iluminação do carro, sem esquecer os faróis de nevoeiro. Os dias com menos horas de luz representam por si só um desafio maior para a condução, mas com a instabilidade das condições climatéricas os níveis de visibilidade podem ser muito reduzidos em determinados momentos do dia. Garanta que vê e é visto.

Borrachas para a água. Os pneus são o único meio de contacto do veículo com o asfalto. E são as ‘borrachas’ determinam o nível de aderência do veículo. Pneus com a pressão incorreta tendem a ser um problema, sabendo-se que a pressão dos mesmos decai com o tempo frio. Em climas como o nosso, não se justifica a troca para pneus de inverno (ditos de chuva), mas os que estão montados devem ter, pelo menos, quatro milímetros de altura do piso. Aumente a pressão dos pneus em cerca de 0.2 bar;

Saber parar. Depois de verificar os pneumáticos, passe revista aos travões. A manutenção do sistema de travagem de qualquer veículo é uma prioridade em matéria de segurança. Aconselha-se a realização de uma revisão dos travões a cada 20.000 quilómetros. No entanto, tal dependerá do carro, do tipo de condução e do tipo de terreno que o carro percorre. Se tem que fazer muita pressão sobre o pedal do travão para parar o carro, os discos de travão ou as pastilhas de travão estão com anomalias. Dirija-se à oficina.

Amortecedores. Os amortecedores em mau estado reduzem a eficácia de travagem e o controlo em curva e também aumentam o risco de aquaplaning. Durante a condução, experimente travar a fundo, várias vezes, a uma velocidade que não ultrapasse os 50 km/h. Se o carro se comportar de forma errática e o peso se deslocar de forma irregular, são sinais de desgaste.

Bateria sem energia. A bateria é um dos elementos que mais sofre com o inverno. E se o líquido que a bateria contém atinge temperaturas perto do ponto de congelação a eficiência desta reduz-se a praticamente metade. Tanto mais que o número de funcionalidades utilizadas com o frio pode aumentar: aquecimento, limpa para-brisas, luzes de nevoeiro, bancos aquecidos ou sistemas de infoentretenimento mais elaborados aumentam o esforço da bateria.

Pré-aquecer. Respeitar o tempo de ação do sistema de pré-aquecimento. Assim que ligar o carro, pode deixar o motor aquecer por 20-30 segundos, mas a melhor forma de o colocar à temperatura ideal é com uma condução relaxada nos primeiros quilómetros.

Manter o nível. Verificar o nível e o estado do óleo lubrificante do motor; no caso dos motores Diesel, o arranque e frio é facilitado quando o óleo é menos espesso (por exemplo, 5W), se necessário, deve mudar o óleo. Adicionar um produto anti-congelante à água do esguicho do limpa pára-brisas – não esquecer uma embalagem de reserva.

Escovas limpas. Verificar as escovas do limpa para-brisas, se necessário substituí-las. As escovas são essenciais para a correta visibilidade da estrada. Assim que as escovas começarem a deixar o para-brisas mais baço do que limpo, é altura de proceder à sua mudança, mesmo que o mais indicado seja fazê-lo imediatamente antes do inverno.

Isolar. Aplicar um spray de silicone nas borrachas isolantes das portas, janelas, capot e bagageira para evitar que congelem ou degradem com a exposição à água suja e lama

‘Bate-chapas’. Pequenos danos na chapa metálica devem ser reparados para evitar a entrada de humidade e a criação de ferrugem; A carroçaria deve ser polida com cera, assegurando uma melhor proteção