Os perigos do gelo negro na estrada

Mesmo com o clima ameno de Portugal, qualquer vaga de frio pode complicar a vida para o automobilista. Em particular, o nosso país também é vulnerável à formação de gelo nas estradas, especialmente quando há combinação de frio e chuva. Estas condições são mais recorrentes no interior a altitudes mais elevadas, mas o litoral não está isento deste problema, que pode apanhar os condutores de surpresa.

Os cristais de gelo formam-se a temperaturas baixas, próximas do ponto de solidificação da água, e podem aparecer na estrada quando há precipitação, seja de chuva, granizo ou neve, mas também pode acontecer quando o ar está muito húmido e a temperatura está fria, dando origem à formação de geada. Como o asfalto é um mau condutor de calor, se estiver mais frio que a água, esta congela imediatamente quando entra em contacto com a superfície.

Este tipo de gelo é conhecido informalmente como “gelo negro”, uma vez que não é visível e a estrada parece estar em condições normais. No entanto, a humidade no ar e temperaturas baixas são um bom indicador da possibilidade de encontrar este perigo. Neste caso, exige-se ao condutor que diminua a velocidade e aumente a distância de segurança para antecipar qualquer travagem de emergência. Os cuidados devem ser redobrados em viadutos e pontes, cuja estrutura de metal e betão reduz ainda mais depressa a temperatura do asfalto do que numa estrada normal.

O gelo reduz a fricção, aumentando a distância de travagem necessária para parar o carro em segurança, e uma aceleração ou travagem bruscas em curva podem fazer o automóvel entrar em pião. Se a derrapagem for inevitável, deve apontar o veículo no sentido da mesma e controlar a direção para tentar evitar qualquer colisão com outros veículos. Neste caso, não pise a embraiagem ou o travão.

Em caso de acidente, mantenha a calma, peça ajuda à assistência em viagem ou, em caso de feridos, pode liar para o número de emergência 112 ou para a Proteção Civil em 273 300 240. Procure manter-se quente, no interior do veículo.