1. O efeito visual pode ser de grande beleza, com a conjugação de cores, mas a queda de folhas em cima dos automóveis pode ter efeitos muito nefastos para o carro e, em última instância, para a segurança dos ocupantes.
2. Efeito ‘banana’: A acumulação de folhas no piso, sobretudo durante o inverno com a humidade crescente, tem o condão de reduzir a aderência e, com isso, causar mais riscos na condução. As folhas tornam-se um elemento escorregadio na estrada, pelo que obrigam a cuidado suplementar.
3. Obstáculos ocultos: As mesmas folhas que tornam a estrada mais escorregadia, também podem esconder buracos mais profundos, capazes de danificar elementos da suspensão do veículo ou os pneus do carro. Procure evitar grandes deposições de folhas ou abrandar o ritmo.
4. Pintura em risco: A pintura dos automóveis pode ser bastante prejudicada com a queda de folhas e com a sua decomposição na carroçaria. Esse facto traduz-se na libertação de compostos químicos que, tal como dejetos de pássaros (por vezes, habitantes das próprias árvores), por exemplo, causam danos na pintura.
5. Escoamento travado: Outro perigo da acumulação das folhas é do entupimento de vias de escoamento de água. Depositadas na junção entre o para-brisas e o compartimento do motor, as folhas podem gerar bloqueios e, com isso, direcionar a água para o interior do veículo, onde o mau cheiro, ferrugem e problemas elétricos podem ser consequências diretas. Problemas elétricos podem, também, gerar mau funcionamento de sistemas e, até, princípios de incêndio.
6. As folhas podem ser também responsáveis por dificuldades no arrefecimento do veículo, sendo esta uma situação bem mais comum no verão, podendo dificultar a refrigeração da mecânica.
7. Se pretende estacionar o seu carro por algum tempo, evite fazê-lo debaixo de árvores ou faça-o com uma capa protetora do veículo. Seja como for, deve lavar o seu veículo de forma frequente – até mesmo no inverno, como já se percebeu – e tratar da pintura com produtos específicos para o seu cuidado de forma a evitar manchas decorrentes de folhas ou dejetos de pássaros.
É um hábito bastante comum, mas estacionar debaixo de árvores esconde perigos para a integridade do veículo e para a segurança dos seus ocupantes. Não da maneira mais óbvia, de queda da própria árvore, mas sim de forma menos evidente, ou seja, com a queda de folhagem que pode afetar o veículo de diversas formas.
Sobretudo, com a chegada do outono e do tempo frio, que leva as folhas a caírem de forma mais evidente, cobrindo-se veículos e a estrada com facilidade.
Saiba, neste artigo, como as folhas podem afetar a sua condução e o seu veículo.