Mesmo com a pandemia, a época festiva voltará a juntar alguns familiares para celebrar aquela que é uma fase de amizade entre parentes, com muita gente a fazer-se às estradas, o que terá o condão não só de aumentar os níveis de trânsito, mas também a ansiedade em muitos momentos. Um deles prende-se com o da autonomia no caso dos carros elétricos, embora os modelos mais recentes estejam cada vez mais folgados neste aspeto.
Ainda assim, para ‘esticar’ um pouco mais o alcance dos automóveis elétricos, a aplicação EEVEE Driver (disponível para Android Auto e ioS), da EEVEE Mobility, emitiu uma série de conselhos destinados a todos os que conduzem veículos elétricos. Esta aplicação é conhecida por ser uma ajuda para tornar a posse e utilização dos elétricos mais transparente, com mais de 75 mil descargas online em 63 países.
1. Carregue a bateria dos automóveis até ao máximo de 80% durante o dia-a-dia, o que irá aumentar o tempo de vida das baterias.
2. Carregue apenas a bateria a 100% antes de viagens longas, mantendo-a limitada a um carregamento máximo de 80% nas outras ocasiões.
4. Os processos de carga rápida são bons para incrementar a autonomia em viagens longas quando é necessário, mas as temperaturas elevadas acabam por esforçar um pouco mais a bateria.
5. Carregar os últimos 20% da bateria pode demorar quase tanto como os primeiros 80% num posto de carga rápida, pelo que se torna pouco eficiente prosseguir com um processo de carga completo num posto DC.
6. Retire as barras de tejadilho quando não forem necessárias, uma vez que influenciam a aerodinâmica e tornam a autonomia mais curta.
7. Recorra o máximo possível à travagem regenerativa (muitos automóveis disponibilizam modos ‘B’ ou patilhas atrás do volante para variar a intensidade da regeneração). Isso ajudará a minimizar o impacto do consumo energético.

8. Utilize o modo ‘Eco’ do veículo caso tal esteja disponível para as viagens do quotidiano, já que isso permite ‘salvar’ carga da bateria ao suavizar as prestações e tornar a eficiência maior de alguns dos sistemas acessórios, como a climatização.
9. Tal como nos automóveis com motor de combustão, pneus com a pressão incorreta tornam-se inimigos da eficiência. Assim, verifique regularmente a pressão dos pneus de acordo com as recomendações do fabricante (em adequação com a carga prevista para a viagem).
10. Tente escolher rotas que sejam mais eficientes e ‘amigas’ dos veículos elétricos. Muitos sistemas de navegação embutidos já oferecem opções de planificação de rotas mais eficientes.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.