Um pneu é mais do que um componente preto, redondo e com um buraco no meio. Nele, rola variadíssima informação. O Motor24 ajuda-o a decifrá-la
Elemento essencial em matéria de segurança e conforto, o pneu é o componente que mantém o contacto do veículo com o solo, tendo a tarefa de conseguir congregar diferentes materiais (origem metálica e têxtil) e diferentes compostos (vários tipos de borracha).
O pneu é um componente flexível, aplicado numa roda, constituído por borracha, sendo reforçado através de outros materiais. Quando insuflado por um fluido compressível (gás), adquire a capacidade de suportar a carga aplicada na roda, bem como transmite ao eixo em carga forças longitudinais e transversais. Na condição sem carga, o pneu insuflado é, essencialmente, toroidal (figura geométrica semelhante a um donut).
No caso de um pneu ligeiro, são cinco as suas principais áreas: zona do piso; zona dos ombros; zona da parede lateral (ou sidewall); zona do talão; revestimento Butílico (revestimento interno ou inner liner). E vários os principais componentes: aro do talão; apex/cunha; reforços de talão; tela de carcaça; anti-abrasão; wing tip; tela zero graus/cap ply; telas estabilizadoras.
O pneu é o componente do automóvel onde rola mais informação. Se não consegue decifrá-la, nós ajudamo-lo. Tomemos como exemplo a medida 225/55 R18 97T.
- 225 – largura nominal de secção: parede a parede (mm)
- 55 – altura de secção: corresponde a 55% da largura de secção (rácio altura/largura)
- R – tipo de construção: radial
- 18 – diâmetro nominal da roda (polegadas). Vulgarmente designado diâmetro da jante
- 97 – índice de carga: código numérico associado à carga máxima que um pneu pode suportar
- T – símbolo de velocidade: velocidade máxima que um pneu pode rolar, com carga e pressão indicadas
Mas o pneu transporta ainda muitas outras marcações. Aqui ficam elas.
- DOT – Department Of Transportation (EUA)
- EJ – código de identificação da fábrica (neste caso, Tosu, no Japão)
- 8K – código da dimensão do pneu (205/55R16)
- DCN – código do tipo de pneu (modelo ER30 da Bridgestone)
- 3102 – 31 (semana de fabrico); 02 (ano de fabrico)
- E1 – homologação na Alemanha
- E2 – homologação em França
- E3 – homologação em Itália
- E4 – homologação na Holanda
- E21 – homologação em Portugal
- E42 – homologação na União Europeia
- e4 dentro de um quadrado e com um “S” à frente – nível de ruído
- U.T.Q.G. – rendimento, tração e temperatura (apenas EUA)
- Max. Load 615 kg (1356 lbs) AT 350 KPo (51 psi) – valores reais de carga que correspondem à pressão máxima de insuflação (exigência EUA)
- CCCs – homologação para comercialização na China
- I033 (INMETRO) – homologação para comercialização no Brasil
- M+S (Mud+Snow) – desenho de piso concebido para maior tração em lama e neve (não se trata de pneu de inverno)
- All Season ou All Weather – desenho de piso concebido para bom compromisso em todas as estações do ano
- 3PMSF (Three Peak Mountain Snow Flake) – pictograma que representa uma montanha de três picos com um floco de neve no seu interior, sendo o único símbolo que atesta as capacidades de um pneu para o inverno
- Outside / Inside (posição de montagem do pneu na jante)
- Rotation – pneu com sentido de rotação
- Tubeless – pneu concebido para ser montado sem câmara de ar em jantes apropriadas
- C 106/104 – C de veículo comercial; 106 e 104 para os índices de carga (106 em rodado simples; 104 em rodado duplo)
- Reinforced (capacidade de carga adicional de 58 kg) – pneus standard reforçados
- XL ou Extra Load (capacidade de carga adicional de 70 kg) – pneus standard reforçados
- Símbolo de uma estrela ou M3 – marcação especial BMW e Mini (especificação de origem)
- MO – marcação especial Mercedes-Benz (especificação de origem)
- R01; AO – marcação especial Audi (especificação de origem)
- J – marcação especial Jaguar (especificação de origem)
- N0; N1; N2; N3 – marcação especial Porsche (especificação de origem)
- TWI (Tread Wear Indicator) – indicadores de desgaste (1,6 mm acima da base do canal; existem 6 à volta da parede lateral)
- RFT (Run Flat Technology) – pneu com tecnologia que lhe permite rolar totalmente sem ar até 80 km/h, durante um máximo de 80 km