Etapa 2
Sujidade escondida. Nas frestas das borrachas vedantes das portas (a da bagageira incluída) acumula-se muita sujidade. Lave, com detergente multiúsos, em redor dessas borrachas, nas embaladeiras, longarinas e pilares da carroçaria. Nos locais mais estreitos, junto às dobradiças, utilize uma escova de dentes, além da esponja. Use uma escova macia, pois uma dura poderá riscar a pintura (principalmente a metalizada).
Etapa 3
Depois de uma limpeza geral, coloque um produto para proteção dos plásticos e unto as dobradiças com massa lubrificante. Chegou a vez do piso. Retire os tapetes e aspire tudo muito bem. Opte pela aspiração e limpeza dos tapetes nas máquinas das estações de lavagem. É mais simples, menos trabalhoso.
Para remover as nódoas mais difíceis use espuma específica, borrife-a nos tapetes, aguarde alguns minutos e escovo antes de deixá-los secar. Este processo requer tempo, mas vale a pena.Os plásticos. Pulverize o spray de limpeza de plásticos num pano (não o faça diretamente na superfície) e passo-o na parte de trás do retrovisor e nas pegas junto ao tejadilho. Limpe cuidadosamente os comandos dos vidros elétricos e até os pedais com uma escova para os dentes. O suporte do cinto de segurança também precisa de ser limpo, bem como o cinto propriamente dito e toda a zona do travão de mão.
Etapa 4
No banco de trás. Aspire o assento e o encosto, e também a chapeleira. Rebata os encostos para aspirar bem todos os cantos. E não se esqueça dos compartimentos das portas e o interior das bolsas nas costas dos bancos.
Os vidros limpe-os com detergente próprio e um pano de camurça. Limpe-os energicamente e faça pressão, de forma a não deixar marcas. E lembre-se: apenas os panos limpos servem para… limpar. Os panos próprios para os vidros (custam cerca de três euros) não desfiam.
Atenção às jantes! Na limpeza de jantes em liga leve (e componentes à base de alumínio), é importante respeitar a informação do fabricante sobre produtos indicados ou desaconselhados para esse efeito já que algumas substâncias aparentemente inócuas podem desencadear efeito de corrosão a longo prazo nesses materiais.
Alguns desengordurantes de aplicação doméstica, como os de limpeza de fornos, do tipo Mistolin, servem perfeitamente, mas devem aplicar-se com o pulverizador, deixar atuar durante alguns segundos e lavar abundantemente com água. Se a ação não for suficiente, repetir o processo mas nunca deixar o produto permanecer mais do que alguns segundos nas superfícies a lavar.