Parado ao frio. Proteja a bateria do carro para o inverno

04/11/2021

Roda-se a chave e… nada! Motor parado. Quase todos os condutores já passaram pela situação de o seu carro não querer pegar, por mais que se dê à chave. Não significa que a bateria esteja inutilizada e tenha de ser substituída: pode ter descarregado por causa do frio.

Não são só as pessoas e os animais que sofrem com o tempo frio: as mecânicas também. E as baterias, em especial. Por um lado, se a água destilada que a bateria contém atinge temperaturas perto do ponto de congelação, a eficiência do componente não é a mesma e com a significativa desaceleração das reações químicas a frio, a sua capacidade reduz-se praticamente para metade.

Obviamente, o ideal seria estacionar sempre o automóvel na garagem, para mantê-lo a temperaturas mais amenas. Mas para os que não podem desfrutar desse privilégio, recomenda-se que saibam identificar as peças e equipamentos que mais energia elétrica consomem no veículo. Isto porque, no inverno, as cargas da bateria aumentam devido à ligação de muitos dispositivos e ao facto do arranque do motor requerer também requerer mais potência.

O objetivo é restringir, ao máximo, a sua utilização, quando pouco necessária ou prescindível, principalmente com o motor a funcionar a frio. Por exemplo: o aquecimento dos bancos, a resistência de aquecimento do vidro traseiro (desembaciador), os faróis de nevoeiro ou mesmo o rádio, se incluir muitos acessórios, como leitor de CD, amplificador ou colunas mais potentes.

Não esqueça que todos os dispositivos eletrónicos a bordo, mesmo os que estão escondidos, desde os sensores de controlo da pressão dos pneus ao alarme fatigam a bateria. Mais ainda se o motor estiver desligado.

Dicas para proteger a bateria

Respeite o tempo de ação do sistema de pré-aquecimento dos motores Diesel (à ignição, esperar que o símbolo amarelo da resistência apague). Os trajetos curtos frequentes também são demasiado castigadores para a bateria.

Não esforce o motor antes de atingir a temperatura ideal de funcionamento (10-15 km/5-10 minutos, de acordo com a temperatura exterior). Verificar a carga das baterias mais antigas regularmente e limpar e proteger os bornes da bateria com massa lubrificante para que não oxidem. Os especialistas da Midas sugerem que os veículos com mais de dois anos devem verificar o estado da bateria a cada 6 meses.

E, embora dependa muito do tipo de uso que dá ao seu veículo, deve substituir a bateria a cada 4 anos.

Atenção, com a bateria descarregada, não insista demasiado na tentativa de ignição, porque deste modo estaria a afetar-se gravemente o motor de arranque.