Os pneus são um dos mais importantes elementos do automóvel, uma vez que são os únicos que entram em contacto direto com a estrada. São também os mais negligenciados pelos condutores. Mas, nestes dias de confinamento, as fraudes nas vendas destes produtos também aumentaram. Por vezes, as ofertas a preços muito baixos escondem negócios obscuros e enganosos. Por outras palavras, o cliente poderá acreditar estar a comprar um pneu novo quando, na prática, estes já têm alguns anos de vida. Contudo, existem pequenos truques a ter em conta e que poderão evitar cair nestas situações fraudulentas. A melhor forma de descobrir a idade do pneu é ter em conta o seu “código genético”, o DOT. Ou seja, os dois primeiros números correspondem à semana e os dois últimos ao ano em que foi concebido. Observe sempre estes quatro números, e, mais concretamente, os dois últimos, que referem o ano de fabrico do pneu.
Assim sendo, caso pretenda comprar um pneu novo, este ano, verifique sempre se os dois números finais são “20”, porque estes indicam que o pneu em questão foi feito em 2020. No caso de esses números terminarem em “19”, saberá, imediatamente, que o pneu é do ano passado, por mais que, a olho nu, parece estar em perfeitas condições.
Tenha ainda em consideração o facto de os pneus sofrem desgaste mesmo quando não são usados e se encontram armazenados. Poderá dar-se o caso de este estar em perfeitas condições e de respeitar, inclusivamente, todas as regras de segurança, mas nada substitui um produto novo. Mas será sempre fundamental o cliente saber exatamente aquilo que está a comprar.