Publicidade Continue a leitura a seguir

Por que não deve conduzir na reserva

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ficar apeado, à beira da estrada, sem combustível, não é agradável e pode até representar uma ameaça à sua segurança. Mas sabia que ao conduzir insistentemente com o depósito quase vazio está também a colocar em perigo a mecânica do seu automóvel?

A fiabilidade da mecânica não depende apenas da marca ou da qualidade de construção do seu automóvel. Uma manutenção correta fará milagres pela longevidade do seu veículo, sem esquecer que há uma lista de cuidados básicos que podem evitar uma serie avarias, problemas e dissabores financeiros.

O mau hábito de conduzir com o indicador do nível de combustível do depósito no vermelho da reserva, por exemplo, não acarreta apenas o risco de ficar parado na estrada. Esta prática repetida, inofensiva para o automóvel a curto prazo, pode ser a causa de avarias graves em diversos órgãos mecânicos do automóvel a longo prazo. Com o depósito de combustível no mínimo dos mínimos, os resíduos do combustível acumulados no fundo do reservatório são arrastados para o sistema de alimentação do carro. Além de aumentar o esforço que a bomba de combustível tem de fazer para cumprir a sua função de transportar o combustível até ao motor, esta sujidade que existe tanto no gasóleo como na gasolina pode entupir o filtro de combustível e obstruir os injetores a médio prazo.

Atenção, parado sai caro…

Se conduzir na reserva faz parte de um plano particular de contenção de despesas, esta prática pode trazer-lhe despesas maiores, caso o depósito fique totalmente vazio. Ficar apeado na estrada sem combustível não é considerada uma avaria, mas sim um comportamento negligente por parte do condutor, que não tomou as medidas necessárias para garantir que a deslocação pudesse concluir-se sem incidentes. E se a imobilização do veículo numa estrada secundária não constitui uma infração ao Código da Estrada, desde que a viatura não represente perigo para os outros utilizadores da via e esteja impecavelmente sinalizada. Ficar sem combustível a meio de uma autoestrada, onde é proibido parar ou estacionar, pode dar direito a multa entre 120 a 600 €, dependendo da interpretação das autoridades no local.