Quanto tempo posso conduzir com correntes sem risco para os pneus?

26/12/2021

Se vai para uma zona onde poderá nevar não deve esquecer as correntes para pneus. Saiba como as usar corretamente.

Na quadra natalícia, sobretudo para quem está de visita à serra, devem antecipar-se os perigos das condições climatéricas mais adversas ao trânsito automóvel, devido ao frio, chuva, vento, à formação de gelo e à queda de neve.

Nalgumas regiões recomendam-se mesmo a utilização dos chamados pneus de inverno, mas este tipo de equipamento, constituído por uma mistura especial de borracha com sílica que se adapta melhor às temperaturas negativas, não é o mais comum neste solarengo país à beira mar plantado.

Assim, para os muitos condutores que dispensam os pneus de inverno em Portugal, nas zonas de neve é obrigatória a circulação com correntes – escolha, de preferência, correntes que ofereçam o número máximo de elos na zona de contacto (pelo menos doze barras para um pneu médio).

Se nunca utilizou correntes, primeiro experimente colocá-las no pneu sobressalente. Nos carros de tração dianteira, instale a corrente de forma standart: coloque-as na roda antes de as fixar com o sistema de gancho já incluído.

Logo que deixar de circular em asfalto com neve, retire imediatamente as correntes. Caso contrário, degrada as ‘borrachas’ e a própria corrente.

As correntes de aço ficam corroídas facilmente – necessitam de tratamento com spray de cera, à venda em qualquer loja de acessórios. Não as lubrifique em excesso, as partes de plástico ou as fixações podem ficar danificadas.

Quanto ao tempo de utilização, não existe qualquer limitação (esta informação não dispensa a consulta das instruções de fábrica no equipamento). Em teoria, as correntes estão fabricadas para permitir a sua utilização sempre que circular com neve, independentemente da duração da viagem.

Por último, cumpra a recomendação de não ultrapassar os 50 km/h quando circula com correntes.