M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Reino Unido vai penalizar ainda mais o uso do telemóvel ao volante. Começando este mês, a infração vai passar a custar seis pontos na carta de condução, o dobro do que acontecia até aqui. Esta medida surge depois de 3600 condutores terem sido autuados numa operação do Departamento de Transporte a nível nacional, entre 23 e 29 de janeiro. No Reino Unido, 22 pessoas morreram e 99 ficaram feridas com gravidade em 2015, em acidentes em que os condutores estavam a usar o telemóvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Nestas circunstâncias, um recém-encartado pode ser obrigado a repetir os exames teórico e prático de condução, enquanto um condutor experiente pode perder a carta com apenas duas infrações, ficando impedido de conduzir durante um período de três anos. Tal como acontece em Portugal, o uso de telemóvel quando ao volante só é permitido com kit mãos livres.

Além de penalidades mais pesadas, as autoridades britânicas também pretendem usar anúncios publicitários, em outdoors e meios eletrónicos de comunicação, para eliminar o uso do telemóvel ao volante. Edmund King, presidente da associação britânica de solidariedade AA, que apoia a iniciativa, declarou que “temos de acabar com este vício, e a melhor maneira é cortar de uma só vez. Desliguem os telemóveis e guardem-nos no porta-luvas”.