As viagens de maior duração podem causar momentos mais enervantes, nomeadamente devido às condições do tráfego e a algumas circunstâncias que estão fora do controlo do condutor.

Sendo importante manter uma atitude calma e concentração máxima na tarefa de condução, há situações que podem colocar à prova essas duas qualidades do condutor, sobretudo quando acumulado com o cansaço natural de uma viagem.

Caso sinta que o seu nível de concentração está bastante abaixo do normal ou se alguma situação no trânsito o deixou muito alterado emocionalmente, tente fazer uma pausa ou, caso não seja possível, respire fundo e deixe o momento passar sem lhe dedicar muito mais atenção.

O trânsito acontece…
Por mais que pareça o universo a conspirar contra si, o trânsito é apenas uma circunstância comum das viagens, seja no quotidiano, seja nas viagens de maior duração. É particularmente inútil desesperar, atendendo a que não pode fazer nada a não ser prestar atenção, na mesma, aos carros que o rodeiam. Seguir as indicações das aplicações de trânsito ou estar atento às informações de trânsito na rádio pode ser um auxiliar precioso.

Haverá sempre quem não cumpra
Seja circulando na via do meio de uma autoestrada, seja conduzindo com os telemóveis ao ouvido, haverá sempre quem não cumpra o Código da Estrada. Aquelas duas práticas são infrações punidas pelas autoridades, mas não deve perder a calma por causa daqueles que não cumprem. Por vezes, poderá sentir a tentação de repreendê-los com sinais de luzes, buzinadelas ou gestos, mas essa situação pode gerar atitudes de agressividade empoladas.

Colados? Não, obrigado!
Uma das circunstâncias de condução que pode ser particularmente desestabilizadora é a dos condutores que circulam praticamente colados ao seu automóvel. Além de também incorrerem numa outra infração ao Código da Estrada por não guardarem a necessária distância de segurança, podem também influenciar a condução de quem vai no carro da frente, ora impelindo-o a seguir a mais depressa, ora gerando, novamente, situações de atrito desnecessárias. Lembre-se que na maior parte dos casos, isso aconteça apenas porque querem ir mais depressa e não julgue isso como algo de pessoal.

Verifique o estado do veículo antes da viagem
Por fim, não sendo uma circunstância decorrente da viagem em si, faça uma revisão prévia do veículo. Nada pode ser mais enervante do que uma luz acesa no painel de instrumentos, sobretudo se for as de cores mais graves – laranja ou vermelha. Inspecione sempre a iluminação e o estado dos consumíveis, nomeadamente, do sistema de climatização – para o quente e para o frio – com a devida antecedência. Verifique também os níveis do óleo e da refrigeração e a pressão dos pneus. No caso de um carro elétrico, procure também antecipar uma rota eficiente.