M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Testar um carro que se quer comprar é fácil, certo? É só ir ao stand ver o carro em que estamos interessados, agendar um test drive, dar uma voltinha para ver se gostamos de andar nele, e depois decidir se queremos comprar. Simples. Bem, não. Também é preciso cuidado a comprar carro, por isso, vale a pena levar estes tópicos em conta, quando estiver a experimentar o automóvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

1 – Escolha alternativas e experimente-os um logo a seguir ao outro. Assim pode comparar diretamente as diferenças.

2 – Demore-se a conduzir. Quinze minutos não chegam para experimentar vários tipos de condução. E tente evitar marcar o test drive para a hora de ponta.

3 – Encontre a posição ideal de condução. Estar confortável ao volante é importante a longo prazo.

4 – Considere o nível de equipamento. O carro de ensaio pode não ter todos os itens que quer, ou ter alguns que não lhe interessam. Lembre-se que extras custam no preço final.

5 – Veja pormenores do dia-a-dia. Vai querer confirmar se tem um acesso fácil para guardar trocos ou garrafas de água, ou se tem espaço para os bancos das crianças.

6 – Atenção aos detalhes. Se optar por um semi-novo ou usado com garantia, verifique o estado das peças e dos revestimentos.

7 – Não se deixe pressionar e peça tempo para ponderar. Depois do test-drive, os vendedores vão perguntar-lhe “então, gostou?” para dizer que sim e forçar a conclusão do negócio.