Um dos incidentes mais comuns a envolverem ciclistas está relacionado com o momento em que os condutores ou passageiros de automóveis abrem as portas do lado esquerdo sem acautelar a aproximação daqueles veículos de duas rodas, provocando não raras vezes, incidentes com algum grau de seriedade.

Para evitar estas situações, os holandeses implementaram um sistema que visa colocar um ponto final nestas situações. Tratando-se de um país em que as bicicletas são um meio de transporte de grande importância, atendendo sobretudo ao terreno plano daquela nação, os incidentes entre condutores que abriam as portas dos seus carros e os ciclistas que passassem naquele momento eram algo frequentes.

A prática é simples, mas pode evitar lesões muito sérias para os ciclistas. O objetivo é que ao abrir a sua porta, o condutor não utilize a mão mais próxima – a esquerda –, mas sim a mais afastada, a da direita, uma vez que, ao fazê-lo, há um movimento de rotação do corpo e da cabeça que permite observar a área circundante, seja através do espelho retrovisor, seja pelos vidros laterais. Desta forma, evitam-se incidentes com a aproximação de bicicletas ou de peões.

Isto porque, estes incidentes também podem acontecer quando o veículo está encostado ao passeio, pelo que os peões podem também ser afetados por esta circunstância que, não sendo uma deliberação, resulta de uma desatenção por parte do ocupante do automóvel. No caso dos ciclistas, a situação é piorada pelo facto de ser um veículo em movimento, sendo a sua trajetória ‘cortada’ de forma abrupta pela abertura da porta do carro.

A solução encontrada em Amesterdão é de tal forma importante que nos exames de condução efetuados no país o candidato à carta de condução pode chumbar o exame caso não faça esta manobra ao sair do veículo.