É verdade que o pneu careca agarra melhor à estrada?

Não. Nem pense nisso. O pneu careca não agarra melhor à estrada. Esta é uma ideia que é passada por alguns amantes da velocidade, baseando-se erroneamente no tipo de pneus usado em competição automóvel, que são completamente lisos, e que permitem aos carros agarrarem melhor nas curvas. Mas nada disso pode ser transposto para os carros de estrada. Enquanto os pneus de competição são bem mais moles e elásticos, o que lhes permite agarrar melhor ao asfalto, desgastam-se também muito mais depressa. Os pneus de estrada são construídos com durabilidade.

Os pneus de estrada têm rasgos, que foram pensados para garantir aderência na estrada, mesmo em condições onde a aderência é reduzida. Em particular, os rasgos servem para desviar água, permitindo ao piso do pneu manter o contacto com o asfalto. Quando mais o pneu se gasta, menor é a eficácia dos rasgos. Mas com piso seco os rasgos não são precisos, certo? Realmente, não são, mas isso não significa que há mais espaço a agarrar à estrada.

O pneu não é uma única massa de borracha, e tem diferentes tipos de borracha na sua construção, com funções específicas. O interior do pneu é mais duro e menos aderente, e fica exposto quando o pneu se gasta, ou seja, há mais contacto com a estrada mas ainda menos aderência. Em todo o caso, é ilegal circular na estrada com pneus completamente carecas. A legislação obriga a uma profundidade mínima do piso de 1,6 mm, quando os pneus devem ser substituídos, mas em termos de segurança, é recomendada uma profundidade de 3 mm.