Harley Davidson Roadster: Da tradição à inovação

Sim, eles também fazem motos destas, só não lhes chamam café racers. A Harley Davidson Roadster é um hino ao estilo, produzido por uma marca com 115 anos que é muito mais do que um fabricante de motos. Na verdade, quando se compra uma Harley, compra-se isso mesmo: um estilo de vida. Dos pés à cabeça, por dentro e em cima das duas rodas.

A atração é tão forte que todos os apreciadores de motos querem um pedaço da liberdade que é montar uma Harley e escolher uma estrada sem destino. Foi isso que fizeram Peter Fonda e Dennis Hopper em 1969, quando gravaram Easy Rider, que haveria de imortalizar as Harley no cinema. Ao longo da história, a sétima arte continuou a oferecer-nos o sonho em formato de duas rodas das motos fabricadas em Milwaukee, nos EUA. Em Exterminador Implacável 2 (1991), o modelo Softail Fat Boy teve tanto protagonismo como Arnold Schwarzenegger. Em Pulp Fiction (1994), Maria de Medeiros e Bruce Willis têm um dos melhores diálogos do filme em cima de uma FXR Super Glide de 1986.

Este ano, a Harley lançou a Roadster e o aspeto costumizado não passa despercebido na estrada. O motor evolution de 1202 cc vibra, e muito, e continua a ser refrigerado a ar, mas tem agora injeção eletrónica para ajudar a cumprir a regulamentação europeia de poluição Euro4. O som que sai dos belíssimos escapes curtos parece um pouco abafado, fruto dos silenciadores usados, mais uma vez para cumprir a legislação. Em andamento temos muita força disponível, podemos andar em quinta velocidade nas três mil rotações e rolar acima dos 70km/h, velocidade ideal para gozar a moto e a paisagem.

O conforto está ainda garantido pelos amortecedores traseiros e pela forquilha invertida na frente. Em conjunto com o guiador baixo, até parece que estarmos aos comandos de uma desportiva, demonstrando uma agilidade muito além do que os 259 quilos fazem prever. Nada disto importa sem segurança. Para isso há dois discos à frente e um atrás com duplo pistão, e ABS para podermos parar sem percalços os pneus Dunlop criados exclusivamente para este modelo.

A Harley Davidson continua a ser uma marca tradicional na forma como cria motos, pois já sofreu nas vendas a desaprovação dos clientes em momentos que tentou criar motos diferentes do seu ADN. Mas o mercado é global e é preciso apelar a novos clientes e novas gerações, lançando modelos como esta Roadster, com o seu motor evolution com cabeças e cilindros em alumínio, injeção eletrónica sequencial e pequenos detalhes como o pisca que desfaz automaticamente e o mostrador LCD com um sensor que muda a intensidade da informação consoante a luminosidade.

Detalhes que mostram como a marca continua fiel à sua tradição, mas de forma inovadora.

Mais
A estética, leveza e conforto em andamento, integração do ecrã lcd e analógico, os piscas que desfazem automaticamente, a gama de acessórios disponíveis para personalização.

Menos
A largura dos poisa-pés e os protetores que ocultam a beleza dos escapes.

Ficha Técnica:
Harley Davidson Roadster
Motor: bicilindrico em V com 1202cc refrigerado a ar
Travões: disco único atrás, duplo disco na frente ambos com duplo pistão, e ABS
Transmissão: 5 velocidades
Binário: 96nm
Peso: 259kg
Preço: a partir de 13.275 euros

A Notícias Magazine/Motor24 agradece ao Custom Café (www.customcafe.pt) e ao modelo Miguel Madeira.

Texto e fotografias de Fernando Marques

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.