A associação entre Ayrton Senna e a McLaren-Honda ficará sempre para a história da Fórmula 1 como uma das mais frutuosas e importantes da modalidade, com o piloto brasileiro a vencer os seus três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991) ao volante de carros equipados com motores da marca japonesa.

Na verdade, existe uma história de afeição entre a Honda e o malogrado piloto brasileiro, uma vez que este era considerado como um embaixador de renome no país do ‘Sol Nascente’ e um guerreiro dentro das pistas, algo que agradava a Soichiro Honda, o fundador da marca.

Assim, em 2014, a Honda proporcionou no circuito de Suzuka uma curiosa homenagem ao piloto, falecido em 1994, enquanto apresentava igualmente o seu sistema de navegação integrado Internavi que recolhe dados em tempo real dos seus veículos. A forma escolhida foi arrepiante, como uma volta fantasma ao traçado onde Ayrton viveu alguns dos seus maiores momentos de glória (e também algumas polémicas): recorrendo a dados de telemetria da volta de qualificação do GP do Japão de 1989, a Honda reeditou essa mesma volta recorrendo a tons de motores recolhidos na atualidade. O resultado foi este.

No Motor24, atendendo a que hoje seria o dia de mais um aniversário de Senna (o 57º), fica igualmente o vídeo e a lembrança daquele que foi um dos maiores nomes de sempre do desporto automóvel.