Publicidade Continue a leitura a seguir

Dakar/Etapa 8: Loeb vence mais uma; Brabec e António Maio desistem

Sebastien Loeb (FRA) of PH Sport races during stage 08 of Rally Dakar 2019 from San Juan de Marcona to Pisco, Peru on January 15, 2019

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sébastien Loeb (Peugeot) venceu mais uma etapa do Dakar, a oitava, mas, salvo qualquer erro catastrófico ou problema mecânico no Toyota de Nasser Al-Attiyah, o vencedor da competição está praticamente definido. Isto porque aquele que era um dos seus principais rivais, Stéphane Peterhansel (MINI) perdeu mais uma vintena de minutos, estando agora a 53 minutos da liderança na geral.

Nas Motos, o azar voltou a bater à porta da Honda e, depois dos abandonos de Barreda e de Gonçalves, hoje foi a vez do até aqui líder Ricky Brabec deixar a corrida por problemas de motor na sua moto. Também António Maio, que vinha a fazer uma excelente prova, abandonou.

Dia problemático para muitos no Peru. Mas, para Loeb, foi mais uma prova de velocidade e consistência, batendo Al-Attiyah por 7m27s em Pisco e o polaco Jakub Przygonski by por 15m15s. Na classificação geral, Al-Attiyah mantém uma generosa vantagem para o segundo classificado, que é agora Nani Roma (MINI), que tem vindo a fazer uma prova sóbria, mas eficaz. A diferença entre os dois primeiros é de 46m29s.

Assim, a maior preocupação de Roma estará logo atrás de si, uma vez que Loeb está apenas 16 segundos atrás. E com a velocidade que o francês tem demonstrado quando tudo lhe corre de feição, a posição intermédia do pódio está em jogo. Peterhansel, com mais um dia para esquecer, caiu para quarto lugar da geral. Ainda pode sonhar com o pódio, mas o triunfo da corrida é já um cenário quase impossível.

Nas Motos, o dia foi de desastre na Honda, com o líder anterior Ricky Brabec a abandonar ainda na fase inicial com o motor da sua Honda partido. Sem sorte, a marca nipónica volta a ficar afastada de qualquer possibilidade no Dakar, deixando a discussão do triunfo à geral para um trio de KTM e uma Husqvarna solitária, de Pablo Quintanilla.

O vencedor da etapa número oito foi Matthias Walkner (KTM), que bateu Quintanilla por 45 segundos, enquanto Toby Price (KTM) foi terceiro, a 1m13s. Na Geral, o chileno da Husqvarna está agora a 1m03s de Price, que é o líder, mas do primeiro ao quinto (se se considerar a Yamaha de Adrien van Beveren) há menos de dez minutos de intervalo.

a carregar vídeo

Entre os portugueses, desilusão para António Maio (Yamaha), que abandonou quando vinha a fazer uma ótima prova enquanto ‘rookie’, rodando entre os 20 primeiros da etapa quando se viu obrigado a abandonar com problemas mecânicos na sua moto. Por outro lado, Joaquim Rodrigues (Hero) tem vindo a confirmar os bons indícios que tem dado, realizando o 13º tempo (+26m24s) da etapa, logo à frente de outro português, o surpreendente Sebastian Bühler (KTM), também ele um ‘rookie’, mas a dar muito boa conta de si (+30m08s). Fausto Mota (KTM) fez o 29º tempo, noutro dia de grande consistência de andamento, enquanto David Megre (KTM) fez o 41º tempo.

Bühler tem feito um rali bastante consistente e sempre a melhorar o seu ritmo. Está em 20º lugar na Geral.

Na geral, Rodrigues é o melhor luso, no 18º lugar, dois lugares à frente de Bühler, que tem ainda o mérito de ocupar o segundo lugar entre os ‘Rookies’. David Megre e Fausto Mota são os outros dois pilotos nacionais na prova, em 32º e 33º lugares, respetivamente.

Nos SxS, a etapa trouxe Ricardo Porém/Jorge Monteiro no sétimo posto, a 26m28s, enquanto Miguel Jordão foi o nono. Na geral, este último (navegado pelo brasileiro Lourival Roldan) está em oitavo, enquanto Porém é o 11º.