Kamaz voa sobre a neve (vídeo)

Seja no calor dos desertos do Dakar ou no frio das neves siberianas, o vencedor da mais mítica prova de todo o terreno do mundo demonstra neste vídeo ser capaz de exibições espetaculares!

 

Quem diria que a neve poderia ser um bom treino para a condução sobre as dunas do deserto? Eliminando desta equação os mais de 50º de diferença na temperatura, esta foi a conclusão a que a Kamaz chegou quando decidiu agora fazer um gigantesco salto com o seu camião “4326”, o vencedor da última edição do Dakar, considerando que a aderência sobre o gelo é uma boa forma de preparar a viatura e piloto para guiar sobre as areias.

a carregar vídeo

Esta máquina equipada com um V8 16.2L que debita 1.000 CV, capaz de atingir os 100 km/h num incrível tempo de 11,5 segundos, deu agora um verdadeiro “salto de fé”, cumprindo uma distância de 37 metros no ar. Este já é um incrível voo para qualquer tipo de veículo, mas ainda mais quando se trata de um pesado com muitas toneladas e que teve de fazer esta tarefa nas sempre desafiantes e mais escorregadias condições de condução sobre pisos gelados. Para tal a marca equipou cada um dos pneus do Kamaz 4326 com um total de 216 pregos, mas esta foi aparentemente a única alteração efetuada pela companhia russa, que precisou que o piloto Edouard Nikolaev levasse o seu camião até aos 140km/h no momento de chegada à rampa. Depois basta simplesmente voar, como demonstra o vídeo publicado pela Red Bull…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.