Max Verstappen conquista o quarto título de F1 sob as luzes de Las Vegas

24/11/2024

Juan Manuel Fangio, Alain Prost, Michael Schumacher, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton… e agora Max Verstappen: a lista de pilotos de F1 com quatro ou mais Campeonatos do Mundo não é longa, mas agora inclui o piloto neerlandês, depois de ter fechado o seu quarto título consecutivo no Grande Prémio de Las Vegas.

 

Num fim de semana em que o Red Bull RB20 esteve longe de ser o carro mais rápido, Verstappen fez o que precisava de fazer para afastar o desafio do seu último rival ao título, Lando Norris, terminando em P5 contra o P6 de Norris para conquistar o quarto título – Norris precisava de ultrapassar Verstappen por três pontos à entrada para a corrida para manter vivas as suas esperanças de título.

Max Verstappen tornou-se tetracampeão mundial com uma condução segura até ao quinto lugar durante o Grande Prémio de Las Vegas, na noite de sábado, enquanto o pole-sitter George Russell e o líder Lewis Hamilton conquistaram um duplo lugar para a Mercedes.
Verstappen entrou na disputa das 50 voltas sabendo que tudo o que precisava de fazer era manter o rival Lando Norris atrás de si para garantir outra coroa, o que o neerlandês conseguiu ao manter a posição na primeira curva e afastar-se gradualmente do piloto da McLaren.

Tendo mantido um lugar no pódio após a segunda ronda de paragens nas boxes, Verstappen optou por não lutar quando os Ferraris chegaram à traseira do seu Red Bull nas últimas voltas – tanto Carlos Sainz como Charles Leclerc conseguiram passar antes da bandeira axadrezada.

Na frente, Russell geriu com mestria uma corrida complicada em condições frias e escorregadias, mantendo Leclerc à distância nas primeiras voltas – o último a ter problemas de pneus devido a essa agressividade – e controlando os procedimentos depois disso.
Hamilton recuperou de um final de qualificação difícil, que o deixou em 10º lugar na grelha, para abrir caminho no pelotão e apoiar o companheiro de equipa Russell, cuja vitória marcou o primeiro triunfo da Mercedes desde o Grande Prémio da Bélgica em julho.

Norris fez uma tentativa bem sucedida para a volta mais rápida nos momentos finais, quando ficou em sexto, e matematicamente saiu da disputa do campeonato, com o companheiro de equipa Oscar Piastri a cruzar a linha de meta em sétimo, depois de uma penalização por tempo devido a uma falsa partida.

Reflectindo sobre a sua quarta temporada de conquista do título – que começou com sete vitórias nas primeiras 10 corridas, antes de uma seca de 10 corridas entre as suas vitórias em Espanha e São Paulo – Verstappen disse: “Tem sido uma longa temporada e, claro, começámos de forma fantástica, quase como se estivéssemos a navegar, mas depois tivemos uma fase difícil.

“Mas, como equipa, mantivemo-nos unidos, continuámos a trabalhar em melhorias e conseguimos a vitória. Estou incrivelmente orgulhoso de todos, do que fizeram por mim… Por isso, neste momento, sinto-me muito aliviado, de certa forma, mas também orgulhoso.”

Questionado se alguma vez pensou que seria possível ser tetracampeão quando entrou no desporto aos 17 anos, Verstappen riu-se: “Definitivamente não! Estava apenas feliz por estar ali e a sonhar com potenciais vitórias ou com um lugar no pódio, sabe – as coisas normais que já são muito difíceis de alcançar.

“Depois de alguns anos difíceis, continuámos a tentar e, em seguida, começámos a trabalhar com o novo conceito [em 2022] e, como disse, estar aqui como tetracampeão mundial é simplesmente incrível”.

Questionado sobre a classificação deste título em relação aos seus outros triunfos, Verstappen admitiu que preferia a facilidade com que conquistou o título de 2023 – um ano em que venceu 19 das 22 corridas – dizendo: “Com certeza foi uma temporada muito desafiadora. Penso que também como pessoa, por vezes, é um grande desafio. Tive de manter a calma.

“Acho que, de certa forma, ainda prefiro a época passada; gostei muito, mas acho que esta época me ensinou muitas lições. Estou muito orgulhoso da forma como lidámos com a situação, também como equipa. Por isso, de certa forma, isso torna-a muito, muito especial e uma bela época”.

Verstappen vai agora voltar a sua atenção para tentar ajudar a Red Bull a garantir o terceiro título consecutivo de construtores nos restantes dois Grandes Prémios de 2024, com a equipa terceira classificada a 53 pontos da líder McLaren.