MotoGP – GP da Alemanha: Marc Márquez soma oitava vitória em Sachsenring

Marc Márquez (Honda) conquistou a vitória no GP da Alemanha que teve lugar este domingo em Sachsenring, numa corrida onde o espanhol foi superior à concorrência e conquistou a sua segunda vitória da temporada.

Na largada, Marc Márquez (Honda) saiu bem levando atrás de si o seu colega de equipa Dani Pedrosa, enquanto Jorge Lorenzo (Ducati), vindo da segunda linha, saiu da curva 1 na terceira posição.

Contudo Lorenzo rapidamente foi atacado por Jonas Folger (Monster Yamaha Tech3), que acabou por ultrapassar o espanhol da Ducati levando a festa às bancadas de Sachsenring e batendo o recorde da pista ao rodar em 1m21,442s

A festa alemã aumentou de tom, quando Folger ascende à segunda posição a 25 voltas do final, ultrapassando Dani Pedrosa e colando rapidamente em Márquez, que acabou por ultrapassar na volta seguinte.

A diferença entre os três da frente e os seus perseguidores aumentava nesta fase da corrida com Danilo Petrucci (OCTO PRamac Racing) a comandar a perseguição aos da frente trazendo atrás de si Valentino Rossi (Yamaha) que ultrapassava Jorge Lorenzo que começava a andar para trás a 23 voltas do final da corrida.

Na frente da corrida, Folger e Márquez, com um ritmo muito forte deixaram Dani Pedrosa para trás e o Campeão do Mundo em título assumia o comando da corrida a 20 voltas do final, aproveitando um pequeno erro do piloto alemão da Tech3 que falhou uma travagem.

Até final da corrida, Márquez controlou os ataques de Folger que a três voltas do final, viu o espanhol da Honda fugir, depois de ter tido quase toda a corrida o alemão como sombra.

A vitória acabou assim nas mãos de Marc Márquez, que não vencia desde a terceira ronda da temporada, relegando para a segunda posição Jonas Folger que terminou a 3,310s, naquele que foi o primeiro pódio de MotoGP na carreira de Folger.

O último lugar do pódio foi ocupado por Dani Pedrosa que terminou esta nona ronda da temporada a 11,546s do vencedor, na frente de Maverick Viñales (Yamaha), que depois de um inicio menos positivo de corrida acabou por recuperar até ao quarto lugar a 14,253s do vencedor e na frente de Valentino Rossi que foi quinto a 14,980s de Márquez.

Nas contas do campeonato, Marc Márquez saltou para a liderança com 129 pontos, enquanto Maverick Viñales é agora segundo com 124 pontos e Andrea Dovizioso desceu ao terceiro lugar com 123 pontos. Já Valentino Rossi perdeu uma posição e está agora em quarto com 119 pontos e Dani Pedrosa é quinto com 103 pontos.

A próxima ronda do Mundial é o GP da República Checa a realizar apenas a 6 de agosto.

Classificação final