A maior dimensão das borrachas, em conjunto com as alterações regulamentares que influenciarão o tamanho dos monolugares, deverá traduzir-se numa redução entre quatro a cinco segundos dos tempos por volta.
Ao longo dos últimos quatro meses (o primeiro de dez testes teve lugar entre 1 e 2 de agosto, em Fiorano, sob a batuta da Ferrari), o construtor de pneus italiano testou diversos protótipos do pneu, dando às equipas diferentes compostos e especificações às equipas que acordaram ajudá-la neste defeso, nomeadamente a Ferrari, Mercedes e Red Bull. No total foram completadas 2607 voltas por 11 pilotos em cinco circuitos distintos (Fiorano, Mugello, Barcelona, Paul Ricard e Abu Dhabi).
Hamilton chegou… e saiu mais cedo
Em ação neste último dia de testes em Abu Dhabi estiveram Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Pascal Wehrlein e Lewis Hamilton, que hoje teve o seu primeiro contacto com as novas ‘borrachas’, mas acabou por ir para casa mais cedo à conta de uma indisposição. O inglês contribuiu ainda assim para o total de 331 voltas (1839 km) registadas pela Pirelli, com o diretor desportivo Paul Hembery a revelar que o programa de trabalhos decorreu “de acordo” com o planeado.
“Conseguimos recolher os dados necessários graças ao esforço da Mercedes, Red Bull e Ferrari. Sem o seu contributo teria sido impossível completar este intenso programa de desenvolvimento. Agora começa o trabalho árduo, com a recolha e análise dos resultados para definir os pneus com que vamos correr na próxima temporada”, adiantou.A estreia dos novos pneus nos monolugares de 2017 está marcada para fevereiro, período em que se iniciarão os testes oficiais.
André Bettencourt Rodrigues / Autosport