Sébastien Ogier chegou à Citroën e já elevou o ritmo competitivo dos carros da marca gaulesa, terminando o segundo dia do Rali de Monte Carlo na liderança da prova, embora com escassa margem sobre o segundo classificado, que é Thierry Neuville (Hyundai), empenhado em esquecer o desaire do ano passado nesta mesma prova.

Atual campeão em título e vencedor deste rali por cinco vezes consecutivas, Ogier estreia-se aos comandos de um C3 WRC de nova geração, finalizando a sexta-feira com uma vantagem de dois segundos sobre Neuville, com os dois pilotos da frente a adotarem estratégias diferentes no que aos pneus diz respeito. Tal foi ditado pelas condições diversas entre classificativas, com pisos secos e outros cobertos de neve e de gelo, uma tradição de Monte Carlo, que faz com que o resultado final se aproxime, muitas vezes, de um autêntico caso de roleta russa.

O duo da frente foi trocando entre si os triunfos em especiais, enquanto o líder do primeiro dia, Ott Tanak (Toyota), foi caindo posições. Com Ogier a consumar um ataque na parte da tarde, vencendo as sexta e sétima classificativas do dia para saltar para o comando com um avanço de 14 segundos, acabou por ser Neuville a vencer a derradeira especial e a levar a distância para o terceiro dia nos 2,0 segundos.

A dupla da frente sabe que detém uma grande vantagem para os demais pilotos, mas as condições variáveis em Monte Carlo e os potenciais erros pagam-se caro, pelo que nenhum dos dois poderá abrandar a sua concentração.

Se entre os dois da frente há dois segundos de diferença, o terceiro está já a 1m17,7s, com Andreas Mikkelsen (Hyundai) a encabeçar uma lista de ilustres pilotos em luta pelo lugar mais baixo do pódio. Entre eles encontram-se Jari-Matti Latvala (Toyota) e Sébastien Loeb (Hyundai), com estes dois a menos de dez segundos de Mikkelsen, que subiu ao terceiro posto na derradeira especial do dia. Latvala está apenas a 7,4 segundos e Loeb a 8,2 segundos, pelo que o dia de amanhã promete grande luta pelo pódio entre estes três pilotos. Mas Loeb voltou a fazer aquilo que faz bastante bem – vencer especiais. O francês ganhou duas classificativas, o que atesta a competitividade de Loeb, apesar da sua má posição de partida para o segundo dia de prova.

A completar a lista dos seis primeiros aparece o Ford Fiesta WRC de Elfyn Evans, logo à frente de Tanak, que teve de se haver com uma jante partida no seu Yaris WRC e, com isso, perdeu mais de dois minutos. Aliás, a marca japonesa teve um dia para esquecer, uma vez que Kris Meeke registou o mesmo problema por duas vezes.

Classificação no final do dia 2:
1 Sebastien Ogier Citroen 1h37m17s3s
2 Thierry Neuville Hyundai +2,0s
3 Andreas Mikkelsen Hyundai +1m17,7s
4 Jari-Matti Latvala Toyota +1m25,1s
5 Sebastien Loeb Hyundai +1m25,9s
6 Elfyn Evans Ford +1m47,5s
7 Ott Tanak Toyota +2m34,9s
8 Kris Meeke Toyota +5m33,0s
9 Gus Greensmith Ford +7m00,1s
10 Yoann Bonato Citroen +7m06,7s

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