Mantém-se ao rubro a luta pelo triunfo no Rali de Monte Carlo, prova inaugural da temporada de 2019 do Mundial de Ralis (WRC), com Sébastien Ogier (Citroën) e Thierry Neuville (Hyundai) a partirem para o dia final de prova separados por meros 4,3 segundos.

Os dois tinham uma diferença de dois segundos no início das especiais de hoje, acabando ambos por jogar quase de igual para igual ao longo da terceira etapa. Desta forma, a vantagem de Ogier para o seu rival acaba por não lhe dar grande descanso no último dia, sobretudo atendendo ao risco que existe nesta prova associado às condições do piso e da meteorologia, sempre mutáveis.

Na terceira posição da geral encontra-se Sébastien Loeb, que chegou ao pódio com o seu Hyundai, mas não só está a quase dois minutos do líder da prova, como não está descansado nessa posição devido à proximidade de Jari-Matti Latvala (Toyota). Entre ambos há apenas 2,3 segundos de diferença na luta pelo terceiro posto, mas os dois poderão ter ainda ser surpreendidos pelo velocíssimo Ott Tanak (Toyota).

O estónio da marca nipónica, que liderou na noite de quinta para sexta-feira, atrasou-se bastante ontem devido a um problema com um pneu, mas o dia de hoje foi inteiramente dele. Não só venceu as quatro especiais, como reaproximou-se da luta pelo pódio, estando agora a apenas 15 segundos de Latvala.

Atrás de si, mais um Yaris WRC, este pilotado por Kris Meeke, que também tem mostrado boa velocidade a bordo do seu Toyota, mesmo que não tenha quaisquer hipóteses em condições normais de aspirar a qualquer posição acima do sexto lugar.

No sétimo lugar está o melhor dos pilotos com um Ford Fiesta R5, neste caso do líder da categoria WRC2 Pro, o britânico Gus Greensmith.
a carregar vídeo

A etapa de amanhã será composta por quatro especiais, num total de 63.98 quilómetros com direito a passagem dupla pelo lendário Col de Turini. A última especial – Power Stage – oferece pontos bónus para os cinco mais rápidos.

Classificação no final da terceira etapa:

1 Sebastien Ogier, J.Ingrassia Citroën 2h38m30,0s
2 Thierry Neuville, N.Gilsoul Hyundai 4,3s
3 Sebastien Loeb, D.Elena Hyundai 1m58,7s
4 Jari-Matti Latvala, M.Anttila Toyota 2m01,0s
5 Ott Tanak, M.Jarveoja Toyota 2m16,0s
6 Kris Meeke, S.Marshall Toyota 5m26,8s
7 Gus Greensmith, E.Edmondson Ford 10m12,0s
8 Yoann Bonato, B.Boulloud Citroën 11m43,4s
9 Stephane Sarrazin, J-J.Renucci Hyundai 12m16,0s
10 Guillaume de Mevius, M.Wydaeghe Citroen 13m07,0s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.