Como seguir o Dakar na internet e na TV

a carregar vídeo

O Dakar é uma das maiores provas desportivas do mundo e uma das que atrai mais público e gera maiores audiências televisivas. Os 491 competidores e 391 veículos inscritos na edição deste ano tem pela frente a travessia de três países (Paraguai, Bolívia e Argentina) e vão percorrer cerca de 9.000 quilómetros, dos quais 4.000 vão ser ao cronometro. Este Dakar contudo tem a particularidade de ter metade das etapas acima dos 3.000 metros de altitude, e em algumas especiais vão ter mesmo de superar os 4.000 metros.

Há um contingente de portugueses em ação, alguns com credenciais para lutar pelos primeiros lugares, caso de Paulo Gonçalves e Hélder Rodigues (ambos em moto). Nos automóveis, a luta pelos primeiros lugares deve estar reservada às equipas oficiais da Peugeot, Mini e Toyota.

Para seguir em tempo real a maratona sul-americana pode ir ao site oficial e ver a evolução dos tempos dos pilotos ao longo de cada etapa, ou então acompanhar a página oficial do Dakar no facebook que irá fazer vários diretos ao longo da prova.

Há alguns canais internacionais que vão fazer vários diretos e a que pode tentar aceder em live streaming, como por exemplo a televisão pública da argentina ou a Fox Play

Outra alternativa é a Redbull TV que promete transmissões das etapas do Dakar e de reportagens especiais sobre a prova.

Em Portugal, e apesar da RTP deter os direitos de transmissão, não há emissões diretas nem programas especiais previstos, apenas magazines e espaços nos noticiários de desporto.

A forma mais completa de ficar a par do que se passou em cada etapa é dada pelo Eurosport que todos os dias, pelas 22.00h, dedica ao Dakar um magazine de trinta minutos com apresentação do jornalista João Carlos Costa.

O Motor24 vai seguir diariamente todas as incidências da prova, com especial incidência no desempenho dos pilotos portugueses, contando para isso com um dos seus parceiros  – o Autosport – a marca de informação mais especializada em desporto automóvel no nosso país.