Foi uma autêntica volta de ‘faca nos dentes’ para o piloto japonês Kamui Kobayashi, que ao volante do Toyota TS050 HYBRID número 7 estabeleceu a pole position para a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. Igualmente relevante foi o facto de se ter batido por larga margem o anterior recorde do circuito de La Sarthe, com o ex-piloto de Fórmula 1 a completar uma volta em 3m14,791 segundos.

Desta forma, o carro que divide com Mike Conway e Stéphane Sarrazin alcançou um feito histórico nesta competição, com uma volta cumprida a uma velocidade média de 251.9 km/h, ou seja, 2,096s mais veloz do que o anterior recorde no traçado atual de Le Mans. A velocidade média, contudo, foi mais baixa até do aquela registada em 1985 pelo Porsche de Hans-Joachim Stuck, anterior recorde num circuito que contava ainda com a longa reta das Hunaudières sem chicanes.

Será uma primeira linha completamente Toyota, uma vez que o carro número 8, dos atuais líderes do campeonato, Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, vai partir do segundo lugar na grelha.