WEC: Porsche apresenta nova geração do 911 RSR

A Porsche apresentou a sua nova máquina com a qual espera conquistar a vitória nos GT nas 24 Horas de Le Mans em 2017. O novo 911 RSR foi construído para aproveitar as novas liberdades tecnológicas permitidas no regulamento da categoria GTE, e vai ser usado no Campeonato do Mundo de Endurance pela Porsche Motorsport Team Manthey e no Campeonato IMSA pela CORE autosport (com o nome Porsche Motorsport North America).

Contrariamente ao que chegou a ser especulado, a Porsche decidiu não apostar num motor turbo para enfrentar a Ford e a Ferrari, mantendo o mesmo conceito de motor atmosférico de quatro litros e seis cilindros. O motor e a transmissão foram redesenhados, para aproveitar a colocação em posição central, à frente do eixo dianteiro, gerando 510 cv de potência, controlados por uma caixa sequencial de seis velocidades.

O chassis e a suspensão também foram redesenhados, para aproveitar melhor a otimização aerodinâmica, já que um dos aspetos que mais chama a atenção é o novo extrator traseiro de grandes dimensões, que deve garantir melhor aderência. De resto, o Porsche passa a contar com vários elementos integrados na carroçaria, para permitir acesso rápido a componentes vitais, e reduzindo o tempo de paragens nas boxes em caso de avaria.

Finalmente, o Porsche 911 RSR é equipado com radar, permitindo aos pilotos controlar melhor a posição dos sport-protótipos, importante à noite em Le Mans para perder o mínimo de tempo possível quando está a ser dobrado.