WTCC Hungaroring: Tiago Monteiro sétimo e Rob Huff na ‘pole’

13/05/2017

Tiago Monteiro vai partir apenas da oitava posição da grelha de partida para a corrida principal do WTCC em Hungaroring, após uma qualificação onde os Honda dececionaram, ao não conseguirem ter nenhum dos seus pilotos na Q3. Nessa decisiva sessão foi Robert Huff acabou por garantir a ‘pole-position’ – a sua primeira de 2017 e ao serviço da Münnich Motorsport.

‘Huffy’ garantiu a ‘pole’ com uma volta em 1m48,264s, batendo Mehdi Bennani, que por via de uma penalização promove Esteban Guerrieri à segunda posição da grelha de partida para o segundo confronto de domingo. O mesmo acontece com os pilotos da Volvo Nicky Catsburg e Néstor Girolami, que completaram o top cinco. E também Norbert Michelisz, Tom Chilton, Thed Bjorn, Tiago Monteiro e John Filippi, que completaram o top dez nesta qualificação. O português tentará agora a sua sorte no primeiro confronto de domingo, onde espera fazer um dos seus grandes arranques do terceiro lugar da grelha para tentar chegar à vitória.

Depois da qualificação teve lugar o MAC 3 – competição destinada às equipas de fábrica – onde, pela primeira vez esta temporada, a Honda derrotou a Volvo. Isto porque Néstor Girolami falhou redondamente no seu ‘tandem’ com os seus companheiros de equipa Nick Catsurg e Thed Björk. Desta forma Tiago Monteiro, Norbert Michelisz e Ryo Michigami levaram a melhor e encurtaram para oito pontos a diferença que separa as duas marcas neste campeonato, com vantagem ainda para a casa sueca, vencedora nas rondas anteriores.

Resultado da qualificação *

1º Rob Huff (Citroën C-Elysée)
2º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée)
3º Esteban Guerrieri (Chevrolet Cruze)
4º Nicky Catsburg (Volvo S60)
5º Néstor Girolami (Volvo S60)
6º Norbert Michelisz (Honda Civic)
7º Tom Chilton (Chevrolet Cruze)
8º Thed Björk (Volvo S60)
9º Tiago Monteiro (Honda Civic)
10º John Filippi (Citroën C-Elysée)

* (sem a penalização de Bennani)