Barcelona proíbe circulação de carros velhos

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O número de cidades europeias que querem tirar os automóveis antigos das suas cidades vai aumentar, com Barcelona a banir a circulação de automóveis com mais de 20 anos durante a semana, a partir de 2019. O governo local da cidade espanhola tem como objetivo reduzir a poluição automóvel em 10 por cento nos próximos cinco anos e em 30 por cento nos próximos 15 anos, numa medida mais abrangente que as limitações de trânsito em Lisboa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Enquanto a capital portuguesa limita a circulação de certas viaturas, dependendo do ano de fabrico, em zonas concêntricas em redor do centro da cidade, em Barcelona eles vão mais longe, já que esta medida irá afetar não só a cidade catalã, mas também 39 outras edilidades na sua área metropolitana, efetivamente banindo estes carros dos arredores. Também ao contrário de Lisboa, não haverá regime de exceção para residentes circularem localmente. Os governantes locais afirmam estar a responder a sondagens populares, que indicavam a qualidade do ar como uma preocupação importante.

As autoridades locais estimam que vai afetar 106 mil carros e 22 mil comerciais ligeiros, afetando sete por cento de cidadãos privados e 16 por cento de veículos de serviço. Barcelona junta-se a Madrid e Paris, que também já estabeleceram limites para a circulação de automóveis a Diesel, e a Londres, que estabeleceu pagamentos para a entrada de carros externos nos centros da cidade.