A Tesla e a Southern California Edison (SCE) já concluíram a instalação conjunta de uma central de energia renovável em Mira Loma, na Califórnia, sendo importante pelo facto de se tratar do maior projeto a nível mundial a utilizar baterias para armazenamento de energia.

Esta nova central de armazenamento de energia ainda não foi oficialmente anunciada, mas o site Electrek, que recorreu a fontes próximas ao assunto, garante que a mesma já está em funcionamento, recorrendo às soluções Powerpack 2 da Tesla, num total de 400 conjunto para uma capacidade de armazenamento de energia de 80 MWh.

As baterias Powerpack 2, com 210 kWh de capacidade, são uma evolução do anterior conjunto, sendo soluções desenvolvidas pela Tesla com vista ao fornecimento de energia para utilizações empresariais e comerciais. Estas novas baterias de iões de lítio têm uma densidade energética melhorada, permitindo assim que a central possa armazenar até 80 MWh, suficiente para alimentar cerca de 2.500 habitações durante 24 horas.

O objetivo desta central elétrica é de armazenar energia proveniente da rede em períodos de ‘vazio’, quando a procura pela eletricidade é menor, para depois a reutilizar quando as necessidades aumentam em horas de pico.

A intenção da Tesla é começar a ter estas soluções num círculo fechado em termos energéticos, visando, no futuro, ter os painéis solares da SolarCity a produzir energia de forma renovável, para depois a aplicar em diversas utilizações, sendo que a doméstica é uma das apostas, havendo nesse caso as baterias Powerwall.