Adaptando-se a uma nova forma de mobilidade, o grupo Brisa vai lançar na quinta-feira o serviço Via Verde Boleias, uma plataforma de partilha de custos de viagens, que se insere na estratégia da empresa como “operador de mobilidade”.

Em declarações à Lusa, à margem do anúncio do arranque do novo serviço, em Lisboa, o presidente da Brisa, Vasco de Mello, disse que se vive “num período de alteração comportamental e a empresa está presente na economia da partilha”.

A partilha de boleias, através do automóvel (no acrónimo inglês ‘ridesharing’ ou ‘carpooling’), é uma solução que se baseia em plataformas que “ligam a procura e a oferta e que organizam e tornam mais simples e mais seguras a partilha de custos das viagens de automóvel”, explica a Brisa.

Segundo a empresa, na União Europeia existem várias plataformas com mais de 40 milhões de utilizadores, pelo que a “Via Verde Boleias vem dinamizar a economia de partilha em Portugal”, naquela que é uma primeira iniciativa que “vai ao encontro daquilo que são as necessidades dos clientes e que permite passar do automóvel para a pessoa”.

O Via Verde Boleias tem “a ambição de se estabelecer” como “a plataforma de referência para os portugueses”. A partir de setembro, vão estar disponíveis os grupos fechados, uma funcionalidade que se destina às empresas, universidades e outras instituições que pretendam disponibilizar este serviço aos seus membros.

Com Lusa.