O Estado aprovou a alteração do modelo de pagamento dos postos de carregamento de veículos elétricos na via pública, decretando o início do seu pagamento a partir de 2017.

De acordo com o Ministério do Ambiente, o objetivo é que os proprietários ou utilizadores dos veículos elétricos passem a pagar pela utilização dos postos de carregamento rápido na via pública, deixando assim de ser gratuito como sucedeu ao longo dos últimos anos.

A entrada em vigor desta medida irá decorrer até ao final do primeiro semestre de 2017, justificando-se pelo concessionamento de muitos dos postos de carregamento a entidades privadas. O Estado pretende, assim, deixar de pagar pela disponibilização da eletricidade utilizada pelos utentes no carregamento dos seus automóveis na via pública.

De acordo com uma informação avançada pelo Jornal de Notícias, a rede pública foi gerida até hoje pela sociedade Mobi.e, a qual já ofereceu 1.2 gigawatts aos utilizadores, o suficiente para percorrer 7.2 milhões de quilómetros.