A Ford e o Grupo Deutsche Post DHL uniram-se para desenvolver um novo veículo elétrico de distribuição. A apresentação deste veículo, denominado StreetScooter Work XL, teve lugar na passada semana na cidade alemã de Colónia, sendo este o primeiro de uma nova leva de furgões de distribuição elétricos.

O StreetScooter Work XL tem por base um chassis da Ford Transit, com uma motorização elétrica a bateria e com uma carroçaria desenhada e construída de acordo com as especificações da Deutsche Post DHL.

Em 2017, serão produzidas cerca de 150 e-vans na fábrica da StreetScooter em Aachen, também na Alemanha, com estas carrinhas a serem utilizadas pela Deutsche Post DHL como apoio ao seu serviço de distribuição de encomendas naquele país. A Deutsche Post DHL, StreetScooter e a Ford planeiam construir 2.500 e-vans até final de 2018, havendo a intenção de se vender toda a linha Work – Work, Work L e Work XL – a outros clientes.

Cada Work XL poderá poupar cerca de cinco toneladas de CO2 e 1.900 litros de combustível Diesel por ano. Com os 2.500 veículos ao serviço como planeado, tal pode resultar numa poupança total de 12.500 toneladas de CO2 e 4.75 milhões de litros de combustível por ano.

O XL terá um volume de carga de 20 metros cúbicos e espaço para acomodar mais de 200 encomendas. A e-van está equipada com um sistema de bateria modular disponibilizando entre 30 kWh a 90 kWh de potência, dotando-a de uma autonomia entre 80 km e 200 km.

A Work XL não é apenas diferente na dimensão e autonomia dos outros furgões seus semelhantes – a Work (4 metros cúbicos de capacidade de carga) e a Work L (8 metros cúbicos) – mas difere também na construção da sua carroçaria. A área de carga da Work XL está equipada com prateleiras e é acessível a partir da cabina do condutor. O veículo pode ser carregado através do portão traseiro e da porta lateral deslizante. Com uma capacidade de carregamento de até 22 kW, o tempo médio de carga é de três horas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.