MINI Electric mostra visão ‘eletrizante’ do futuro

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A MINI revelou o concept daquele que será o seu futuro modelo elétrico, muito simplisticamente denominado Electric Concept, estando a sua apresentação já marcada para o próximo Salão de Frankfurt, dentro de duas semanas.

A marca britânica, que ainda recentemente lançou o seu primeiro Plug-in híbrido, pretende assim dar mais um passo rumo à eletrificação, seguindo de maneira rigorosa o plano da companhia ‘mãe’, a BMW, com o seu Vision Next 100, que estabelece os preceitos a seguir para os próximos 100 anos.

A MINI apresenta este Electric Concept como um carro direcionado para os condutores urbanos, oferecendo uma “janela para a forma como a mobilidade 100% elétrica diária pode vir a ser efetuada nos anos vindouros”. A marca não apresenta dados relativos ao motor elétrico, mas refere que é potente e que irá conferir ao MINI o seu tradicional carácter semelhante ao de um kart, o que quer dizer que se manterá o elemento de diversão ao volante.

Apesar de ser elétrico e com muitos traços mais vanguardistas, o MINI Electric Concept não renega a sua herança, assim buscando elementos estilísticos muito próximos aos dos modelos atuais, como a grelha de grande dimensões, embora distinta na sua aparência e função, faróis LED e para-choques com entradas de ar simuladas. De resto, mais uma saída de ar na lateral e as saias proeminentes dão continuidade ao visual agressivo deste MINI.

Os processos de construção de alguns dos componentes são também muito diferentes: as saias laterais, por exemplo, são feitas em fibra de vidro, enquanto as jantes de 19 polegadas contam com elementos aerodinâmicos criados numa impressora 3D, instrumento que também parece estar pronto para revolucionar a forma como muitas das peças são produzidas na indústria automóvel. Na traseira, nota ainda para o difusor e para o pormenor das luzes dos farolins traseiros com a bandeira britânica, a ‘Union Jack’, em grande destaque.

Por enquanto, este modelo é apenas um concept, um protótipo que dá a entender como poderá ser o futuro MINI EV, mas uma eventual passagem à produção não andará longe. Recorde-se que a marca do Grupo BMW pretende lançar o seu primeiro veículo elétrico em 2019, ou seja, dentro de dois anos, pelo que a revelação deste MINI Electric no Salão de Frankfurt oferece boas pistas para o que está a caminho.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.