A administração Obama anunciou a criação de 48 corredores de carregamento para veículos eléctricos que vão cobrir a totalidade do território dos Estados Unidos da América. O anúncio foi feito através de um comunicado de imprensa da Casa Branca, poucos dias antes da eleição que designou o sucessor do Presidente Barack Obama.

O Presidente cessante, Barack Obama, sempre foi um defensor e entusiasta da mobilidade eléctrica e das energias alternativas. O objectivo estratégico da administração Obama é reduzir a dependência energética dos combustíveis fósseis e criar uma rede de infraestruturas que facilitem a mobilidade eléctrica.

O plano de dotar o território dos Estados Unidos da América com 48 corredores de carregamento para veículos eléctricos é considerado o último legado do Presidente cessante Barack Obama para a mobilidade eléctrica nos Estados Unidos da América:

“Juntamente com estados, cidades, empresas tecnológicas e de serviços,  construtores automóveis, agências de desenvolvimento e investidores, o Governo Federal quer dotar o país de uma infraestrutura de carregamento para veículos eléctricos que sirva as necessidades de mobilidade eléctrica dos americanos.”

Um posto de abastecimento a cada 80 km

O Departamento de Transportes do Governo americano está a reunir uma série de parceiros, onde se incluem construtores automóveis como BMW, Nissan ou General Motors.

Num prazo de dois a três anos os EUA querem ter activos 48 corredores de carregamento de veículos eléctricos para cobrir uma extensão de 40 mil quilómetros de 55 autoestradas americanas.

Quando esta rede eléctrica de abastecimento estiver a funcionar, um automobilista americano deverá encontrar um posto de recarregamento a cada 80 quilómetros de viagem nestes autênticos corredores eléctricos americanos.

Num futuro não muito distante, a velha road trip pela Route 66 pode ser feita em total autonomia eléctrica.