Pacotes de leite usados ajudam a poupar energia

Reciclagem não necessita de ser feita por empresas especializadas, também pode ser feita em casa, ajudando a poupar dinheiro, tanto na reutilização de recursos, como no propósito para que são empregues. Neste caso, dois irmãos descobriram como usar pacotes de leite como isolante térmico, o que permite poupar energia em refrigeração num clima quente.

Diego e Gabriellen de Vasconcelos vivem no interior do estado do Ceará, a 150 quilómetros da capital estadual de Fortaleza, onde nem todas as pessoas têm condições financeiras de refrigerar as casas no verão. Os dois irmãos, estudantes no Instituto Federal do Ceará, repararam que a superfície isolante que cobre o interior dos pacotes estava simplesmente a ser deitada fora, e que podia ser reaproveitada para refletir luz.

Ao cobrir os telhados com este material, a luz do sol é refletida e é possível diminuir em oito graus as temperaturas no interior das casas. De acordo com um estudo da Universidade de Campinas, 16 pacotes de leite são suficientes para criar um metro quadrado de isolante, pelo que um consumo regular de leite significa que um telhado pode ser totalmente coberto em alguns meses.