A Tesla atualizou a sua lista prevista de supercarregadores (superchargers) a nível mundial, trazendo algumas novidades em termos de postos de carregamento rápido para os seus modelos elétricos. Portugal mantém os três postos previstos de 2016, mas a região de Lisboa é ‘sacrificada’ nos planos da companhia de Elon Musk.

Além disso, o mapa agora divulgado pela Tesla parece alterar igualmente a localização dos três postos de carregamento rápido, passando dois deles a figurar junto à fronteira com Espanha (um na região do Alto Alentejo e outro no Algarve). O terceiro supercarregador localiza-se junto ao Porto, mas também um pouco mais distante do local inicialmente indicado. A marca admite, contudo, que estes planos carecem ainda de confirmação, podendo vir a sofrer alterações.

De resto, as alterações no que diz respeito ao continente europeu não são muito profundas, destacando-se, sobretudo, o incremento de estações na Europa Central, França, Espanha e Reuno Unido, havendo também um aumento de postos nos países mediterrânicos e no leste da Europa.

Nos Estados Unidos da América (EUA), novos postos também estão previstos para o Havai e México, enquanto alguns dos postos previstos para a América do Norte neste ano foram adiados para 2017.

Atualmente, a Tesla dispõe de mais de 4.800 supercarregadores a nível mundial, situados em 769 pontos, mas o objetivo é ampliar esse número de forma a garantir uma resposta à altura para o lançamento do futuro Model 3, cujas entregas estão previstas para o final de 2017. Para já, o plano da marca passa ainda pelo final dos carregamentos sem custo para os utilizadores, tendo apenas 1.000 milhas (1.600 quilómetros) de carregamentos gratuitos por ano nos supercarregadores. Também implementada agora foi uma taxa de utilização do espaço por mais tempo do que o necessário após o recarregamento das baterias, o que vinha a impedir os outros utilizadores de utilizar o carregador.