Famosa pelos seus protótipos conceptuais, a Rinspeed vai levar até à Feira de Eletrónica de 2017 (CES), a realizar nos primeiros dias de janeiro, o Oasis, um novo veículo autónomo cuja característica mais vincada está na presença de um pequeno jardim no interior e de um enorme ecrã de 5K a bordo e sistema surround com 24 altifalantes.

A Feira de Eletrónica é um dos locais em que cada vez mais marcas apostam para revelar os seus novos sistemas e tendências do futuro, pelo que a Rinspeed aproveita para mostrar como será a sua visão de um futuro sustentável em integração com o automóvel. Muito apropriadamente denominado Oasis, este bi-lugar com um estilo muito compacto, oferece a possibilidade de ser um verdadeiro automobilista-agricultor.

Posicionado junto ao para-brisas está uma estufa que permite fazer cultivos de pequenos vegetais ou, até, de uma árvore bonsai.

Mas, além do visual futurista, o Rinspeed Oasis pretende ser, igualmente, um centro de lazer e de trabalho, com um interior espaçoso e altamente modular em que o volante pode ser usado, por exemplo, como mesa de trabalho ou suporte para cafés quando em modo autónomo. Os bancos assemelham-se a cadeiras reclináveis, havendo ainda uma forte componente de conectividade com acesso a redes sociais, sistema de aúdio de elevada qualidade e partilha de veículo a partir de uma aplicação móvel.

O condutor – quando assim o passa a ser depois de superar um teste de aptidão e de atenção à estrada de forma a manter a segurança – pode assumir o controlo e, nesse caso, conta com uma série de informações vanguardistas dispostas à sua frente e projetadas também no para-brisas, proporcionando um aspeto de realidade aumentada. No tejadilho, o painel solar mantém as baterias carregadas, ao passo que uma gaveta com temperatura controlada também se pode encontrar no habitáculo.

De resto, a motorização fica a cargo de dois motores ZF de 40 kW, alimentados por uma bateria Beltway mais eficiente de 12 kWh. Como no futuro parece que a velocidade não será uma grande questão, o Oasis atingirá um máximo de 130 km/h, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos para uma autonomia de cerca de 100 quilómetros.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.