Sinal dos tempos, nem o Ford Mustang vai escapar à tendência de eletrificação da marca norte-americana, que prepara 13 novos carros dotados de motorização elétrica ou híbrida Plug-in para lançamento num prazo de cinco anos.

Ao todo, enquanto aposta na eletrificação da sua gama, quase nenhum dos segmentos da marca irá escapar a esta tendência, anunciando hoje que carros como o Mustang ou o Transit terão uma variante híbrida, de forma a ganharem uma eficiência redobrada.

Ao todo, serão sete os modelos a postos para receberem versões Plug-in Híbridas (PHEV) ou elétricas. Um deles será o icónico Mustang, símbolo do ‘American Muscle’, mas que em 2020 chegará em versão híbrida com um motor V8 associado a uma unidade elétrica. Outro dos modelos emblemáticos a chegar em formato híbrido será a Transit Custom, que em 2019 terá uma variante Plug-in desenvolvida na Europa. Esta versão está pensada para ajudar a reduzir os custos operacionais em utilização urbana.

Importante será também o novo SUV compacto para lançamento global, previsto para chegar ao mercado em 2020 e com uma autonomia de cerca de 500 quilómetros, com produção na fábrica de Flat Rock para venda na América do Norte, Europa e Ásia.

Além desses, nota ainda para um novo veículo autónomo híbrido de produção em série pensado para utilização em serviços de carsharing ou de partilha de veículo em 2021, uma versão híbrida da pick-up F-150 (podendo também ser utilizada como gerador móvel) em 2020 e, por fim, dois novos carros de polícia híbridos para as forças de segurança norte-americanas.

Outros planos da marca de Detroit preveem o investimento de cerca de 700 milhões de dólares na expansão da já referida fábrica de Flat Rock, no Michigan, para a produção de modelos autónomos e elétricos, e a criação de ferramentas para que os clientes europeus possam tirar maior partido dos seus elétricos e PHEV. Neste sentido, a Ford destaca o acordo para a implementação de uma rede de carregamento ultra-rápido e a tecnologia de carregamento de baterias wireless nos EUA e na Europa.