Para os mais atentos à questão automóvel, o nome Great Wall será mais identificável, sendo uma companhia chinesa que chegou a participar no Dakar com Carlos Sousa a defender as suas cores, e que tem vindo a lançar-se nalguns mercados, ainda que com produtos mais modestos. Porém, esta firma acabou por lançar uma marca Premium em abril deste ano, a WEY, que, num trocadilho proporcionado pela própria designação, serve para criar o lema ‘Chinese Wey of Redefined Luxury’. Ou seja, Luxo Redefinido à Maneira Chinesa, em tradução literal.
Esta companhia esteve assim presente no evento alemão com vários dos seus SUV elétricos, aproveitando a moda dos crossovers e dotando-os de motorizações mais avançadas em termos de tecnologia elétrica. No total, a WEY apresentou três SUV de grande interesse estético (VV5S. VV7S e P8) e um concept também ele com formas muito avançadas, denominado XEV Concept.
Este último, pintado de vermelho, chamou as atenções ao mostrar um estilo muito elegante, simbolizando na perfeição o estatuto de crossover. Uma das suas características mais marcantes é a abertura das portas ao estilo de ‘asas de gaivota’, para facilitar o acesso e saída do habitáculo. Mais estranho é o desenho da secção traseira, cuja protuberância acaba por estragar alguma da beleza deste modelo.
Pelo lado técnico, apresenta uma opção híbrida composta por um motor a gasolina para alimentar o eixo dianteiro, enquanto um motor elétrico atrás envia potência para esse eixo. Além disso, permite recarregar as baterias a partir de tomadas domésticas, aumentando o seu apelo para uma eventual versão de produção.
Com uma distância entre eixos bastante longa, este XEV Concept recorre a uma plataforma modular para aquilo que a marca denomina de “carros de nova energia”, para que vários modelos possam ser concebidos a partir da mesma plataforma, independentemente da dimensão. O interior está concebido de forma eficaz para garantir uma habitabilidade apreciável para os ocupantes, enquanto o sistema híbrido foi tornado mais compacto para melhorar o seu posicionamento e reduzir o peso geral.Tecnologia avançada
Embora ambiciosa, até pela sua forma de abordar o luxo do mercado automóvel por intermédio dos seus produtos, a WEY ainda não tem qualquer veículo à venda na Europa, mesmo que no seu mercado doméstico a história seja diferente. Para alavancar o seu desejado processo de expansão global, a WEY poderá vir a construir uma fábrica no estrangeiro, o que facilitaria o fornecimento de veículos a outros países.
Tecnologicamente, este modelo apresenta ainda funções de condução autónoma avançadas, posicionando-se no nível 4 de autonomia, de acordo com a WEY, cuja animação no stand era uma constante.
A título de curiosidade relativamente a designações utilizadas pela marca chinesa, em Frankfurt percebemos que o pacote de sistemas de segurança da WEY era denominado Collie, numa homenagem à raça canina que, de acordo com a marca, é conhecido pela sua lealdade e rapidez de decisões em favor do seu companheiro humano. O Collie, uma espécie de IntelliSafe da Volvo, inclui sistemas como o cruise control adaptativo, alerta de colisão dianteiro, travagem autónoma de emergência, assistente de manutenção de faixa ou deteção de objetos no ângulo morto.
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