“Acelerámos” com o Yaris híbrido numa etapa do Rali de Portugal

26/04/2017

Com a nova geração do Yaris já a chegar aos concessionários, a Toyota lançou os jornalistas às feras e pô-los a percorrer a Braga Street Stage do Rali de Portugal, que se correrá no dia 19 do próximo mês. Não ao volante dos WRC, mas sim nos HSD.

Não foi uma luta ao segundo, mas sim à gota de gasolina, porque o objetivo era gastar o menos possível ao longo dos cerca de 2,13 quilómetros. E o Motor24 foi o recordista, com 2,8 l/100km…

A Toyota assegura que o novo Yaris HSD (híbrido) consegue circular 55% do tempo em modo elétrico, percorrendo nesse modo 37% da distância e usou nesta “corrida” sete unidades Square Colletion (carroçaria bi-tom).

A obrigatoriedade de cumprir as regras de trânsito não permitiu replicar exatamente a Braga Street Stage, que tem 1,9 quilómetros de extensão, mas percorremos as principais ruas que serão utilizadas pelos potentes WRC, partindo e chegando ao Pópulo, bem no centro histórico de Braga.

A tarefa exigiu alguma paciência e muita cautela na gestão do acelerador e do pedal do travão. Manter um ritmo certo, sem acelerações bruscas e antecipando os obstáculos permitiu chegar ao fim com uma média de 2,8 l/100 km, apesar das duas pessoas a bordo.

E houve mais quatro jornalistas com médias entre o 3 e os 3,3 litros aos 100 kms, sendo que este último é o valor declarado pela marca para o consumo em circuito urbano.

O Yaris Square Colletion custa 21.035 euros nesta fase de lançamento, embora o Active, na entrada de gama, possa ser adquirido por 18 670 euros.

As versões a gasolina começam nos 14 205 euros (Active), culminando nos 17 750 euros do Exclusive.

No inicio do próximo ano deverá ser apresentada a muito esperada versão GRMN, equipada com um motor 1.8 e a debitar 210 cavalos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.