A BYD quer conquistar o mundo. Ou melhor: A “Build Your Dreams” já preencheu uma boa parte dos sonhos dos utilizadores de automóveis elétricos do mundo, uma vez que produziu e vendeu mais veículos deste tipo do que qualquer outra marca em 2023.
Texto: Fernando Marques e Filipe Gil
Para conquistar o mercado europeu, a BYD propõe um modelo em cada segmento do mercado, e para o C-SUV, apresenta o Seal U e o híbrido com carregamento Seal U DM-i.
Design e interior
O Seal U tem um design elegante e aerodinâmico que combina elementos futuristas. A sua linha de tejadilho tipo coupé, a grelha frontal arrojada e a silhueta aerodinâmica conferem-lhe um aspeto premium que deve agradar a quem procura um bom design num SUV.
O design não passa despercebido. Fomos testemunhas disso no test drive feito. E foi recorrente: uma vez ao volante foram varios os olhares que vinham dos carros do lado ou mesmo nos peões por onde passamos. Aliás, e vale a pena contar que, quando estivemos parados num posto de abastecimento na A1 um casal cheio de curiosidade veio perguntar qual era a marca e o modelo, uma vez que, contaram, andavam a pesquisar modelos para se converterem aos carros elétricos.
Ao entrarmos no Seal U, somos recebidos por um ambiente premium. Materiais de alta qualidade, um interior espaçoso e uma disposição minimalista mas funcional do painel de instrumentos tornam-no num local convidativo. O ecrã tátil central, que roda entre os modos paisagem e retrato, assume o destaque no tabliê, melhorando as funcionalidades de navegação e entretenimento.
Os bancos são confortáveis e oferecem um bom suporte, com amplo espaço para as pernas e para a cabeça dos passageiros tanto à frente como atrás, onde podem viajar três adultos confortavelmente. A posição de condução elevada proporciona uma excelente visibilidade, tornando a condução em cidade e em autoestrada bastante confortável. A mala, com 550 litros de capacidade, é generosa e pode chegar a uns expressivos 1440 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Tecnologia
O interior do Seal U foi concebido para manter os passageiros confortáveis e entretidos. O ecrã de infoentretenimento rotativo – talvez aqui um exagero de tecnologia, uma vez que a rotação do ecrã pouco ou nada acrescenta ao conduto e passageiros – de 15,6 polegadas (na versão Design), é rápido a responder às solicitações e funciona com o software da BYD, que suporta actualizações over-the-air, controlo por voz e conetividade com smartphones (incluindo Apple CarPlay e Android Auto). Há também um painel de instrumentos digital e um head-up display, útil para as informações essenciais e para a navegação. Para o sistema áudio, a BYD optou pela Infinity, que em termos de clareza e dinâmica, o som tem um carácter agradável e neutro.
Desempenho
O SUV oferece duas opções de bateria que utilizam tecnologia de lâminas (Blade LFP) da BYD: um pack de 71,8 kWh para uma autonomia de cerca de 420 km (na versão Confort) e um pack de 87 kWh (na versão testada Design), que aumenta a autonomia para aproximadamente 500 km com um único carregamento (estimativas para percurso combinado WLTP). Esta versão tem apenas um motor com tração dianteira com 313 cv e 330 Nm de binário e proporciona uma aceleração dos 0-100 km/h em 9,6 segundos e 175 km/h de velocidade máxima. Durante o nosso teste, em cerca de 200 quilómetros, obtivemos um consumo médio de 18,3 kWh, que pelas nossas contas daria uma autonomia de cerca de 475 km. Não muito longe do que é anunciado pela marca.
A potência máxima de carregamento rápido é de 115 kW para a versão Confort e de 140 kW para a versão Design, demorando nesta versão 28 minutos para carregar entre os 30-80%. O carregador interno de 11 kW é standard, e há suporte para a tecnologia V2L, que permite fornecer energia a aparelhos elétricos.
Na versão híbrida há que sublinhar a poupança notória no combustível. A gestão entre a utilização do motor elétrico e o motor de combustão leva a querer com um carro com este peso e dimensões gastaria mais dos que os 7,6 litros aos 100 km anunciados . Este modelo tem duas opções, Boost e Design. A bateria é a Blade LFP com capacidade de 18,3 kWh permite uma autonomia elétrica de 80 km na opção Boost e de 70 km no Design. Já a autonomia combinada é de 1080 kms, para a versão Boost, e de 870 kms na versão Design. Na versão híbrida o SUV chinês apresenta uma potência combinada de 218 cv no Boost e de 324 cv no Design. Já a duração do carregamento rápido é de 35 minutos.
Segurança
A assistência ao condutor de série inclui controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência à manutenção na faixa de rodagem, travagem de emergência automática e monitorização do ângulo morto.
Os controlos são geralmente lógicos, mas há algumas áreas a melhorar. De acordo com a BYD, o número de avisos já foi consideravelmente reduzido, mas ainda assim o Seal U é intrometido. Por ser obrigatório a partir de 2024, pune qualquer descuido por parte do condutor. E, tal como acontece com outras marcas, a câmara também lê limites de velocidade de saída e de estradas paralelas, provocando frequentemente avisos injustificados. Além disso, a BYD não se limita a um sinal sonoro, o carro também fala: “está a exceder o limite de velocidade”. A desativação só pode ser feita por etapas, o que obriga a percorrer menus e submenus.
Condução
Ao volante, o Seal U tem um rolar suave e um comportamento que privilegia mais o conforto do que uma dinâmica desportiva. As leis da física são incontornáveis, e as 2,5 toneladas da versão testada não gostaram de abordar estradas com curvas a um ritmo elevado. E isso também é sentido mesmo no “arranque” rápido característico dos carros eletricos. Neste modelo da BYD a “explosão” que noutros modelo nos “cola” ao banco é muito contida.
Veredito
O BYD Seal U é uma mistura apelativa de estilo confortável para famílias e tecnologia, o que o torna uma proposta interessante na categoria dos C-SUV. É um modelo diferente, de uma marca recente no mercado nacional, mas com estética, materiais e montagem que remetem aqui e ali para modelos conhecidos, de um segmento superior. O que lhe pode ser muito favorável. Disponível a partir de 43.795 euros para o BYD Seal U, e 41.345 euros o Seal U DM-i.