Ensaio Ford Ka+: Não se pode ter tudo na vida

20/03/2017

O novo Ford Ka+  fácil de conduzir e ágil. É espaçoso e bem equipado. É bom e barato. Só lhe falta mesmo uma coisinha para ser o menino bonito da cidade …

O que se quer de um automóvel citadino? Que seja económico, fácil de conduzir, baratinho e bem equipado. Ora o novo Ford Ka + consegue ser tudo isso e ainda acrescentar algo raramente visto neste tipo de carros — ter espaço para os passageiros dos bancos traseiro, sem sacrificar em excesso a capacidade da bagageira, que neste caso chega aos 270 litros, suficientes para transportar a bagagem de fim de semana ou as compras (semanais) de supermercado.

A nova geração do original mini da Ford nada tem a haver com a anterior. O novo Ka está + mais encorpado e tem agora cinco portas. Parece mais “gordinho”, mas isso não lhe retira versatilidade, antes pelo contrário.

A posição de condução pode ser facilmente regulada (banco do condutor regulável em altura) e ao novo design do painel de instrumentos acresce uma notória melhoria da qualidade geral, menos plásticos low cost e mais solidez e robustez dos materiais. Os seus clientes vão certamente agradecer este reforço de qualidade, já que quando ficar mais velhinho não vai fazer tantos ruídos de rolamento, parecendo que se vai desengonçar nos pisos mais “calceteiros” da cidade. Os espaços de arrumação a bordo estão bem localizados e são em quantidade suficiente para não precisar de ter os bolsos do casaco cheios.

Pequeno por fora, grande por dentro

Sem chegar aos 4 metros de comprimento (3.929 mm), o Ka + explora bem o espaço interior, oferecendo boas cotas de habitabilidade e espaço para quatro adultos andarem confortavelmente às voltas na cidade.

Em matéria de equipamento, o Ka + está bem recheado de série e os opcionais não são caros. Destaque para o sistema hill holder (que segura o carro em inclinações, facilitando o ponto de embraiagem) e o completo e aclamado sistema Ford Sync para conectividade total dos smartphones, com entradas USB, ligação bluetooth e comandos de voz ou no ecrã táctil de 4.2 polegadas.

O gadget mais invulgar e curioso é a chave Ford MyKey que limita algumas das funcionalidades do carro quando o emprestar a outro condutor (nomeadamente a velocidade). Moderninho e versátil, o novo Ford Ka + é proposto por um preço muito competitivo na versão com que andei às voltinhas na cidade de Castelo Branco — 11.900 euros para o 1.2 TI-VCT a gasolina de 85 Cv. A ver se também se despacha bem na condução e não bebe mais do que deve.

Divertido de guiar

Uma coisa que quase todos os Ford —do mais pequenino ao mais grandalhão — se podem orgulhar é da condução que oferecem. O Ka + não é excepção. Direção com boa assistência e sem perder feeling, chassis ágil e competente, suspensões eficazes, amortecimento correto e que filtra bem as irregularidades do asfalto e facilidade de condução, são as credenciais que o Ka + tem para apresentar.

Para acompanhar este pacote dinâmico um motor que respira energia e vitalidade, desde médios regimes, sendo apenas pouco despachado em recuperações ou acelerações. Vale por isso o baixo peso do conjunto (pouco mais de 1000 quilogramas) para não comprometer a agilidade em percursos urbanos e mesmo em estrada.

Os consumos não impressionam, mas também não envergonham — o recurso à caixa manual de cinco velocidades tem de ser feito mais vezes do que o desejável, sobretudo para quem quer imprimir uma condução mais dinâmica e isso reflete-se nos consumos, que no meu caso, não consegui baixar dos 6,3 l/100 km. Mas acredito que com um bocadinho mais de juízo e temperança no acelerador fosse possível baixar a média para os 6 l/100 km.

Fácil de conduzir (e estacionar), confortável e espaçoso, bom e barato, ao Ford Ka+ só lhe falta ser tão bonito como o original e inconfundível Ka da primeira geração. Não se pode ter tudo na vida …

Ficha técnica

Ford Ka+ 1.2 TI-VCT 85 Cv Ultimate

Motor 4 cilindros atmosférico

Cilindrada 1.196 cm3

Potência 85 Cv às 6300 rpm

Binário Máximo 112 Nm às 4000 rpm

Vel. Máxima 169 km/h

Aceleração 0-100 km/h 13,3 segundos

Consumo anunciado 5 l/100 km

Média de ensaio 6,1 l/100 km

Emissões de CO2 114 g/km

Bagageira 270 l

Peso 1055 kg

Pneus 195/55 R15

Preço 11 912 euros

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