A primeira i40 foi lançada em 2011 e as linhas do novo modelo não deixam ninguém indiferente. Com um vinco a percorrê-la a todo o comprimento (e são 4,77 metros), subindo na parte traseira, tem uns tiques de coupé que lhe assentam bem, em especial com o cinza titânio da unidade ensaiada. A frente dá-lhe um ar sólido, de carro feito para durar.
O interior, apesar de ter linhas elegantes, é menos consensual, dada a profusão de botões e de materiais que ainda não estão ao nível da concorrência europeia, apesar de a montagem rigorosa permitir antecipar um futuros sem demasiados barulhos.
A posição de condução é boa e fácil de encontrar e o espaço a bordo é enorme em todas as cotas, não faltando locais para despejar o conteúdo dos bolsos. A bagageira acolhe facilmente as malas de uma família em férias (553 litros de capacidade, podendo, após rebatimento dos bancos, chegar aos 1719 litros).
Só motores Diesel
Em termos de motorização, a Hyundai “facilita” a vida aos compradores, pois a i40 apenas está disponível com o motor 1.7 CDRi, isto é, a gasóleo, com dois níveis de potência (115 e 141 cavalos, esta última disponível com caixa manual ou de dupla embraiagem).No que diz respeito ao equipamento, a i40 é quase à prova de críticas e isto desde a versão base, a LP Blue Comfort, de 115cv. Entre muitos outros itens, dispõe de ar condicionado e desembaciamento automáticos (com porta luvas refrigerado), Bluetooth com reconhecimento de voz e comando no volante, portas AUX e USB, tomadas de 12V no habitáculo e na bagageira, GPS, banco do condutor com regulação elétrica, seis airbags, ABS com EBD (distribuição da força de travagem) e BAS (sistema de assistência à travagem), câmara traseira de auxílio ao estacionamento, sensores de chuvas, luzes automáticas e monitorização da pressão dos pneus.
Confortável
Apesar dos bons niveis de potência e de binário, a i40 é um veículo familiar nato, que permite percorrer grandes distâncias com toda a serenidade. O motor é extremamente discreto, a caixa troca de relações com muita suavidade e o comportamento em estrada, orientado para o conforto, é sempre seguro. Apenas não gostamos da direção, demasiado vaga, nada que o hábito não contorne.
Destaque para o sistema traseiro de amortecimento eletrónico, que ajusta a suspensão em função do peso total da carga. O amortecimento pode ser ajustado manual ou automaticamente.
Os preços da i40 começam nos 35.002,44 euros da versão base (Blue Comfort de 115 cv) e atingem os 41.106,94 euros (Blue Style DCT 141 cv).
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