Kia Optima 1.7 CRDi: Um Kia para toda a família

29/06/2017

O Kia Optima Sportswagon tem todos os argumentos para rivalizar com a forte concorrência europeia no segmento dos familiares médios. Quem vê esta carrinha por fora – um automóvel que se afirma pelas linhas dinâmicas –, terá a mesma impressão por dentro: qualidade e robustez.

O motor 1.7 CRDi com 141 cavalos, 340 Nm de binário e, na unidade ensaiada, com caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades, reforça a boa impressão.

Neste segmento, as carrinhas assumem lugar de destaque. E a Kia soube jogar a seu favor. O espaço abunda. O porta bagagens elétrico e automático, além do excelente acesso, tem espaço de carga para 552 litros, e o rebatimento dos bancos tem uma configuração 40:20:40, o que permite transportar objetos mais compridos. Nos bancos de trás, três adultos vão sentir-se apertados – o que, de resto, acontece nos modelos concorrentes –, mas duas pessoas com estatura elevada podem viajar confortavelmente. À frente, não há razão de queixa também, com espaço suficiente para as pernas e bom apoio lombar. Ainda no que toca a arrumação, há pequenos compartimentos no habitáculo que permitem guardar diversos objetos. De destacar, na consola central, o carregador wireless para smartphone (na versão GT Line).

Ao volante, ainda antes de falarmos desta motorização – a única disponível, para já –, o Kia Optima vem equipado com sistema Stop & Go (ISG), um regenerador de energia que se ativa quando se levanta o pé do acelerador. É mais uma ajuda na poupança de combustível do 1.7 CRDi, com consumo médio anunciado de 4,6 l/100 km (médias de 6 litros neste ensaio). Este não é um motor para grandes acelerações, é ideal para uma utilização a baixos regimes, mas beneficia de uma boa transmissão automática e de um chassis que permite uma condução bastante equilibrada. Já a suspensão garante boa estabilidade em curva e conforto para os ocupantes.

Este já se pode considerar um modelo tecnologicamente evoluído. Neste capítulo, há a destacar o sistema de controlo da velocidade inteligente avançado (ASCC), com recurso a um sensor de radar, que mantém a distância para o veículo da frente, e também o sistema de deteção do ângulo morto. O preço base é de 33.602 euros, bastante justo face ao alargado nível de equipamento oferecido.

VEREDICTO

É um familiar que convence pelo espaço e pelo conforto. Os revestimentos em pele (como opção) dão-lhe um toque de requinte, que é reforçado pelo ambiente moderno a bordo. Não há dúvida que uma família – mesmo com uma cadeirinha de bebé atrás – faz viagens longas sem maior cansaço. A motorização acompanha as necessidades familiares, mas não convence quem procura prestações mais desportivas. E, na verdade, o facto de não se poder escolher outro motor como opção a este 1.7 CRDi, limita a escolha. No plano tecnológico, estamos perante uma carrinha dotada de pormenores de qualidade, que reforçam também a segurança. Por fora, na minha opinião, tem (boas) semelhanças com as carrinhas Saab.

Texto: Bruno Contreiras Mateus

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.