Bastante relevante é a alteração na composição da gama, com o motor 1.5 SKYACTIV-D a sair de cena, com o lugar a ser ocupado pelo motor 1.8 turbodiesel de 115 CV com a particularidade de não necessitar de elementos como o aditivo Adblue para ficar em conformidade com as mais restritivas normas anti-poluição da União Europeia, em preparação para o ano de 2020.
Em termos de design exterior, os melhoramentos incluem uma grelha dianteira atualizada, adoção de combinações LED nas óticas traseiras, novas jantes de liga leve de alumínio e, em estreia absoluta na gama CX-3 de 2019, a cor Soul Red Crystal. A bordo, o interior de maior qualidade apresenta consola central redesenhada, com travão de estacionamento eletrónico e espaço de arrumação multiúsos no apoio de braços central.
Reforço a gasolina e novo Diesel
Mas é no capítulo mecânico que se regista a evolução mais significativa, não só pela adoção de um novo motor Diesel SKYACTIV-D de 1.8 litros com 115 CV (consumo combinado a partir de 5,2 l/100 km; emissões de CO2 combinadas a partir de 157 g/km), como também pela estreia absoluta no nosso país, nesta gama, de um motor a gasolina SKYACTIV-G de 2.0 litros com 121 CV (consumo combinado a partir de 6,6 l/100 km; emissões de CO2 combinadas a partir de 160 g/km), que dispõem agora de diversas inovações, como pistões com cabeças recortadas e injetores de elevada dispersão.
Ambos os motores cumprem a nova e exigente norma de controlo de emissões Euro 6d-TEMP, incluindo o teste de emissões em condições reais (RDE).Ensaiados ambos em curtos trajetos, o motor 2.0 a gasolina destacou-se pela maior suavidade na entrega da potência, com respostas bem conseguidas e facilidade por exemplo nas retomas, apesar da potência não muito elevada. Porém, a maior cubicagem desta mecânica – a Mazda sempre foi avessa à ideia do downsizing que grassou na indústria nos últimos anos – permite-lhe respirar bem em baixas rotações, sendo eficaz a ganhar velocidade, mesmo em mudanças mais elevadas. Também as vibrações e o ruído estão bem contifas. Contudo, o trajeto foi muito curto para maiores avaliações.
O CX-3 recebe também nova afinação das suspensões, pneus de nova geração e o uso de uretano na construção dos bancos dianteiros, para maior conforto em andamento. Também a segurança evoluiu significativamente, adotando uma versão atualizada do Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), agora com capacidade reforçada para detetar peões à noite. Esta e outras funcionalidades de segurança, tais como o Mazda Radar CruiseControl (MRCC) com função Stop &Go e um retrovisor antiencandeamento, asseguram maior segurança na condução. Na estrada, comportamento seguro e grande estabilidade, sendo também de enaltecer a elevadíssima precisão da caixa de velocidades manual.
Em Portugal, a gama Mazda CX-3 2019 compõe-se dos habituais níveis de equipamento Evolve e Excellence, com uma novidade na forma da edição especial Advance. Dependendo das versões, o modelo pode ver-se complementado por um sistema de tracção integral –iAWD e caixa automática SKYACTIV-Drive, em conjunto ou separadamente.
Os preços do Mazda CX-3 2019 iniciam-se nos 27.032€ para o motor SKYACTIV-D 1.8 e nos 29.358€ para as unidades equipadas com o bloco SKYACTIV-G 2.0.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.